terça-feira, 10 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014, GRUPO A.

                                                                               
                                 

Nesta próxima quinta feira dia 12/06/14 teremos a abertura da Copa do Mundo 2014, a competição mais importante do Futebol Mundial e sempre ocorre a cada 04 anos com um país diferente sediando o evento. Neste ano teremos uma diferença entre as outras copas, pois pela segunda vez seremos os anfitriões e todos querem que apaguemos o insucesso da primeira vez em que fomos o país sede, em 1950, quando infelizmente perdemos para o nosso vizinho Uruguai. Temos muito a lamentar até hoje, mas naquela época ocorrera o que a regra permite e venceu aquela equipe que teve maior competência e algiuns dizem, teve mais sorte. Não tenho os direitos adquiridos para falar sobre a Copa e neste espaço apenas vou comentar os grupos em forma de informação sobre os países de cada um dos 08 grupos. Se quiserem a tabela da copa, não encontrarão neste nosso papo nesta postagem. Só deixarei a classificação e cada grupo terá a sua postagem separadamente!

GRUPO A
CLASSIFICAÇÃO
P
J
V
E
D
GP
GC
SG
%
1
Brasil

7
3
2
1
0
7
2
5
77,7
2
México

7
3
2
1
0
4
1
3
77,7
3
Croácia

3
3
1
0
2
6
6
0
33,3
4
Camarões

0
3
0
0
3
1
9
-8
0.0

12/06  Brasil 3 x 1 Croácia  gols: Marcelo (contra), Neymar (2), Oscar.
13/06  México 1 x 0 Camarões gol: Peralta.
17/06  Brasil  0  x  0 Mexico
18/06  Camaroes 0  x  4  Croácia  Gols: MandzuKic (2), Olic, Perisic.
23/06  Camaroes  1  x  4 Brasil  Gols: Neymar (2), Fred, Fernandinho (Brasil), Matip (Camaroes).
23/06 Croacia  1  X  3  Mexico  Gols: Perisic (Croacia), Marquez, Fabian, Hernandez (Mexico).


Classificados: Brasil e México


GRUPO A: BRASIL, CAMARÕES, CROÁCIA, MÉXICO

BRASIL



Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é o maior país da América do Sul e da região da América Latina, sendo o quinto maior do mundo em área territorial (equivalente a 47% do território sul-americano) e população (com mais de 201 milhões de habitantes). É o único país onde se fala majoritariamente a língua portuguesa na América e o maior país lusófono do planeta, além de ser uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas, em decorrência da forte imigração oriunda de variados cantos do mundo.
Delimitado pelo oceano Atlântico a leste, o Brasil tem um litoral de 7 491 km. É limitado a norte pela VenezuelaGuianaSuriname e pelo departamento ultramarino francês da Guiana Francesa; a noroeste pela Colômbia; a oeste pela Bolívia e Peru; a sudoeste pela Argentina e Paraguai e ao sul pelo Uruguai. Vários arquipélagos formam parte do território brasileiro, como Fernando de Noronha (o único destes habitado), Atol das RocasArquipélago de São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz. O país faz fronteira com todos os outros países sul-americanos, exceto Equador e Chile. A sua Constituição atual, formulada em 1988, define o Brasil como uma república federativa presidencialista,formada pela união do Distrito Federal, dos 26 estados e  5 570 municípios.
O território que atualmente forma o Brasil foi encontrado pelos europeus em 1500, durante uma expedição portuguesa liderada por Pedro Álvares Cabral. A região, que até então era habitada por indígenas ameríndios divididos entre milhares de grupos étnicos e linguísticos diferentes, torna-se uma colônia do Império Português. O vínculo colonial foi rompido, de fato, quando em 1808 a capital do reino foi transferida de Lisboa para a cidade do Rio de Janeiro, depois de tropas francesas comandadas por Napoleão Bonaparte invadirem o território português. Em 1815, o Brasil se torna parte de um reino unido com Portugal. A independência política do país, proclamada por Dom Pedro I (o primeiro imperador), se deu no ano de 1822. Inicialmente independente como um império, período no qual foi uma monarquia constitucional parlamentarista, o Brasil tornou-se uma república em 1889, em razão de um golpe militar chefiado pelo marechal Deodoro da Fonseca (o primeiro presidente), embora uma legislatura bicameral, agora chamada de Congresso Nacional, já existisse desde a ratificação da primeira Constituição, em 1824. Desde o início do período republicano, a governança democrática foi interrompida por longos períodos de regimes autoritários, até um governo civil e eleito democraticamente assumir o poder em 1985, com o fim do último regime militar.
economia brasileira é a maior da América Latina e do Hemisfério Sul, a sétima maior do mundo por PIB nominal e a sétima maior por paridade do poder de compra (PPC). Reformas econômicas deram ao país novo reconhecimento internacional, seja em âmbito regional ou global. O país é membro fundador da Organização das Nações Unidas (ONU), G20Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União LatinaOrganização dos Estados Americanos (OEA), Organização dos Estados Ibero-americanos(OEI), Mercado Comum do Sul (Mercosul) e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), além de ser um dos países BRIC. O Brasil também é o lar de uma diversidade de animais selvagensecossistemas e de vastos recursos naturais em uma grande variedade de habitats protegidos.

informações do site abaixo,

História do Brasil tem como marco divisório principal a chegada dos portugueses em território americano com Pedro Álvares Cabral, em 1500. A partir desse fato histórico, teve início a formação do país, marcado na maior parte do tempo pela conquista dos territórios dos indígenas e pela escravidão de milhões de africanos. Período colonial, período imperial e período republicano compreenderam as demais divisões desse histórico processo formativo.
Porém, há ainda um período anterior à chegada dos portugueses que, apesar da inexistência de fontes históricas escritas, compõe também ações humanas essenciais para a formação da população brasileira, dizendo respeito à ocupação e desenvolvimento dos diversos povos e nações que foram denominados de indígenas.
Ao contrário de vários países americanos, que não consideram o período colonial como constituinte da história nacional, a historiografia brasileira busca envolver todos esses períodos na constituição do país, pretendendo abarcar desde a pré-história, passando pelas ações indígenas antes da chegada e conquista dos portugueses, até os dias atuais.
Na sua seção História do Brasil, o site Brasil Escola apresenta textos com informações e conteúdos que abrangem todos os períodos da história do Brasil, incluindo ainda textos que abarcam o folclore e as peculiaridades regionais desse país de dimensões continentais.

As informações acima, mais detalhes e enriquecimento dos fatos, pelo site:



CAMARÕES

                                                
                                                                          Yaoundé

Camarões, oficialmente a República dos Camarões (francês: République du Cameroun), é um país da região ocidental da África Central. Faz fronteira com a Nigéria a oeste; Chade a nordeste; República Centro-Africana a leste; e Guiné EquatorialGabão  e República do Congo, ao sul. O litoral dos Camarões encontra-se no Golfo do Biafra, parte do Golfo da Guiné e do Oceano Atlântico. O país é muitas vezes referida como "África em miniatura ", pela sua diversidade geológica e cultural. Recursos naturais incluem praias, desertos, montanhas, florestas tropicais e savanas. O ponto mais alto é o Monte Camarões no sudoeste, e as cidades mais populosas são DoualaYaoundé e Garoua. Camarões é o lar de mais de 200 grupos linguísticos diferentes. O país é conhecido por seus estilos musicais nativos, especialmente makossa e bikutsi, e para a sua sucessiva seleção nacional de futebolFrancês e inglês são as línguas oficiais.
Os antigos habitantes do território incluíram a civilização Sao em torno do Lago Chade e os caçadores-coletores Baka nas florestas tropicais do sudeste. Exploradores portugueses chegaram ao litoral no século XV e nomeou a área de Rio dos Camarões, que se tornou Cameroon em Inglês. Os soldados Fulani fundaram o Emirado Adamawa, no norte, durante o século XIX, e vários grupos étnicos do oeste e noroeste estabeleceram tribos poderosas e fondoms. Camarões foi elevado à categoria de colônia alemã em 1884 conhecido como "Kamerun" .
Após a Primeira Guerra Mundial, o território foi dividido entre a França e a Grã-Bretanha como mandatos da Liga das Nações. A Union des Populations du Cameroun (UPC) é um partido político que defendeu a independência, mas foi proibida pela França em 1950. O país travou uma guerra contra as forças militantes franceses e da UPC até 1971. Em 1960, a parte dos Camarões administrada pelos franceses tornou-se independente como a República dos Camarões sob o presidente Ahmadou Ahidjo. A parte sul dos Camarões Britânicos fundiu-se com o Camarões francês em 1961 para formar a República Federal dos Camarões . O país foi renomeado República Unida dos Camarões em 1972 e a República dos Camarões, em 1984.
Em comparação com outros países africanos, Camarões goza de estabilidade política e social relativamente alta. Isso permitiu o desenvolvimento da agricultura, estradas, ferrovias e grandes indústrias de petróleo e madeira. No entanto, um grande número de camaroneses vivem na pobreza como agricultores de subsistência. O poder está firmemente nas mãos do presidente autoritário a partir de 1982Paul Biya, e do Movimento Democrático Popular dos Camarões. Os territórios anglófonos dos Camarões têm crescido cada vez mais alienado do governo, e os políticos daquelas regiões têm chamado para uma maior descentralização e mesmo a separação (por exemplo, o Conselho Nacional de Camarões do Sul) dos antigos territórios governados pelos britânicos.

Informações, imagens e mais conhecimentos no site:



CROÁCIA

                                                                           
                                                                                             Osijek

Croácia, oficialmente República da Croácia (em croataHrvatska) é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.
O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente, da União Europeia. A candidatura da Croácia à União Europeia ocorreu em 01 de fevereiro de 2003 e a adesão a 01 de julho de 2013, segundo parecer da Comissão Europeia, sendo o segundo país formado a partir do território da ex-Iugoslávia a ingressar na UE, depois da Eslovênia em 2004. 

Desde a adoção da constituição de 1990, a Croácia é uma república democrática. Em 2000, abandonou o sistema de governo semi presidencialista em favor do parlamentarismo.
A Croácia é membro das Nações Unidas, do Conselho da Europa, da OSCE, da Parceria para a Paz e outras organizações.
O presidente da República (Predsjednik) é o chefe de Estado e é eleito para mandatos de cinco anos. Além de ser o comandante-em-chefe das forças armadas, o presidente tem o dever de nomear o primeiro-ministro com consentimento do parlamento, e alguma influência na política externa.
O parlamento da Croácia (Sabor) é um corpo legislativo unicameral com até 160 deputados, todos eleitos por voto popular para mandatos de quatro anos. As sessões plenárias do Sabor têm lugar de 15 de Janeiro a 15 de Julho e de 15 de Setembro a 15 de Dezembro.
O governo da Croácia (Vlada), chefiado pelo primeiro-ministro, é integrado por dois vice-primeiros-ministros e 14 ministros encarregues de sectores particulares de atividade. O ramo executivo é responsável por propor legislação e um orçamento, por executar as leis, e por determinar as políticas externa e interna da República.
A Croácia tem um sistema judicial de três níveis, que consiste de um Supremo Tribunal, tribunais de condado e tribunais municipais. O Tribunal Constitucional decide sobre matérias relacionadas com a constituição.

Informações, fotos e novos contextos podem ser retiradas pelo site:

MÉXICO
                                                                   
                                                                      Estádio Azteca

Três componentes principais configuram a fisionomia do México, o mais populoso país de língua espanhola, uma terra de contrastes e de vigorosa personalidade: o estilo de vida e o poder econômico de seu vizinho do norte, os Estados Unidos; a a colonização hispânica, que lhe legou a língua e a religião; e o enraizamento de muitos elementos de sua cultura em antigas civilizações pré-colombianas, como a asteca e a maia.
Com uma área de 1.958.201 km², o México situa-se na parte meridional da América do Norte. A Cidade do México, capital do país, é uma das maiores cidades do mundo. O território mexicano limita-se ao norte com os Estados Unidos, numa longa linha de 3.326km, constituída por trechos retilíneos em sua metade ocidental e pelo curso do rio Grande do Norte (ou Bravo) na oriental, de Ciudad Juárez até a foz; ao sul e a oeste, com o oceano Pacífico; a leste com o golfo do México e o mar do Caribe; e a sudeste com Belize e Guatemala. A forma triangular afunila-se até o istmo de Tehuantepec, e o território se estende ainda, no extremo sudeste do país, na península de Yucatán, que separa o golfo do México do mar do Caribe. A noroeste do território mexicano, entra pelo oceano Pacífico a estreita e longa península da Baixa Califórnia, separada do continente por um braço de mar, o golfo da Califórnia.
México pré-colombiano. As regiões central e meridional do atual território mexicano são densamente povoadas desde longa data, graças ao cultivo, iniciado vários milênios antes da era cristã, do milho, da abóbora e do feijão. Surgiram assim várias culturas, entre elas a olmeca, a maia e as que se sucederam no planalto.
À cultura olmeca pertenciam as primeiras sociedades complexas que, até o ano 1000 a.C., edificaram centros religiosos na planície costeira de Vera cruz e Tabasco. O povo maia ergueu, na península de Yucatán e em terras da posterior Guatemala, numerosas cidades independentes, que ocasionalmente formaram confederações. Essa cultura se destacou sobretudo pelo extraordinário desenvolvimento artístico e científico, que atingiu a plenitude entre os séculos IV e X da era cristã.
O planalto central mexicano conheceu diversas civilizações, entre as quais se destacou, por seu caráter unificador, a de Teotihuacan, metrópole comercial, política e religiosa cuja influência cultural se estendeu além do planalto, até a América Central e o norte do México. Teotihuacan foi destruída antes do ano 700, provavelmente por povos toltecas, vindos do norte, que invadiram o planalto e estabeleceram a capital em Tula.

Informações retiradas do site abaixo e prossigam o enriquecimento com as demais histórias contextualizadas pelo site abaixo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e esteja livre em dar sua opinião!