terça-feira, 22 de julho de 2014

Dunga: Treinador da Seleção Brasileira



Hoje foi confirmado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o retorno do Treinador Dunga para  dirigir a Seleção Brasileira, até a Copa do Mundo 2018, realizada na Rússia.  Anteriormente já tinham divulgado o nome de Gilmar Rimaldi como o Coordenador Técnico da Seleção.  O Treinador Gallo foi confirmado como o responsável por treinar a seleção olímpica,  nas olimpíadas Rio 2016, tentando assim a inédita medalha de ouro olímpica.
Como era de se esperar, vimos muitas críticas por parte desta escolha e muitos dizendo que queriam renovação,  são os mesmos que escolhem como renovação nomes como Tite, Muricy, Marcelo Oliveira, Cuca e outros. Se pesquisarmos rapidamente veremos que estes criticos em várias ocasiões já contestaram estes que eles julgam como sendo o nome  "ideal".
Já tivemos treinadores com vasta experiência em clubes, porém quando assumiram o comando da seleção,  não obtiveram o êxito maior, a medalha de ouro olímpica ou a copa do mundo. Temos  como exemplos, Tele, Lazaroni, Luxemburgo, Carlos Alberto Silva e as "inovações" Leão,  Falcão e o recente desastre Mano Menezes. Bom verificar que citei apenas nomes de treinadores com bons trabalhos em clubes mas que "não deram certo" pela seleção. 
Analisando o trabalho do Dunga, temos 76% de aproveitamento como treinador da seleção olimpica e principal e não dá para chamá-lo de incompetente ou despreparado.
                   

Dos nomes atuais que temos no mercado brasileiro e pelos números do Dunga e seu conhecimento como jogador e treinador da seleção,  vislumbro um bom trabalho na sequência da seleção. O treinador escolhido pode não ser o "melhor" mas dizermos que ele e' um retrocesso, considero no mínimo,  apenas "achometro". Os "fracassos" de Dunga foram na Olimpíada a derrota e desclassificação para a rival principal, Argentina. Em 2010, após as conquistas da Copa América,  Copa das Confederações e a classificação para a Copa, tivemos bons jogos pela Copa e nas quartas de final fomos eliminados em uma virada da Holanda, gols sofridos em falhas individuais de jogadores e ainda após uma expulsão imbecil de um jogador.
Podemos dizer que o treinador escolhido não é o ideal mas não dá para dizer que não é o correto, pois isto só poderemos avaliar e julgar no andamento do processo e sinceramente, pelo trabalho, planejamento,  gana de acertar que o Dunga tem, acredito sim em bom trabalho daqui adiante. 
Precisamos amadurecer também fora de campo, temos muitos jornalistas que  saem do foco e por outros interesses, atrapalham o ambiente de trabalho da seleção,  interrompendo treinos, "desfocando" os jogadores dos treinamentos.
Falarmos que os treinadores estão desatualizados e não conhecem o que ocorre nos rivais é aquilo que alguns tem intencao de afirmar, todos pensarem que eles sabem mais de futebol que as comissoes tecnicas. Isto e' a maior bobagem deles e tentam manipular os torcedores para pensarem que somente eles tem as informações sobre os clubes, seleções e jogadores.
Todos sabemos que hoje, não dá para esconder os times, táticas e jogadores utilizados. Nao temos bobos no futebol mais, temos equipes mais planejadas  e menos planejadas.
A comissão técnica ficou confirmada como Auxiliar Técnico Andrey Lopes, Mauro Silva será Auxiliar Técnico Pontual, cargo criado e terá a participação de outros ex-jogadores da seleção para ocupar a função em outros jogos. O preparador de goleiros será Taffarel. Preparação física com Fábio Mahsseredjian. Médico continua o Rodrigo Lasmar.
O futebol será sempre nesta toada. Sorte é muito pouco para determinar os vencedores de uma competição. 
Só tenho a desejar,  um bom trabalho ao Dunga.

Algumas informações e opiniões da imprensa, 

http://www.superesportes.com.br/app/1,307/2014/07/22/noticia_selecao,289167/dunga-e-confirmado-pela-cbf-como-novo-treinador-da-selecao-brasileira.shtml

http://sportv.globo.com/videos/selecao-brasileira/t/ultimos/v/de-volta-a-selecao-dunga-afirma-preciso-aprimorar-o-relacionamento-com-a-imprensa/3513421/

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/07/22/dunga-e-confirmado-pela-cbf-e-volta-a-selecao-quatro-anos-apos-demissao.htm

http://www.band.uol.com.br/m/conteudo.asp?id=/100000696884/&programa=/Sele%C3%A7%C3%A3o/&editoria=/Esporte/

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/07/oficial-dunga-esta-de-volta-selecao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e esteja livre em dar sua opinião!