sexta-feira, 18 de julho de 2014

AMÉRICA 3 X 0 Oeste (COELHO LÍDER)

                                 

Noite inesquecível, memorável, primorosa, espetacular, envolvente. Quaisquer dos termos escolhidos, refletirão a vitória do atual líder da competição. Sem tomar conhecimento do adversário, o AMÉRICA imprimiu um ritmo forte na primeira etapa, com marcação sobre pressão na equipe paulista e foi criando as situações claras de gol e que proporcionaria a abertura do placar no início do jogo. O Treinador Moacir Jr. optou com a escalação de Tcho ao lado de Mancini e diferente da partida anterior, utilizou em várias situações, a troca de posição entre os jogadores Pablo e Willians. O lateral tem muita qualidade nos dribles e passe e atuou mais vezes pela meia enquanto Willians fazia a lateral do campo. Esta inversão de posições foi de muita utilidade e eu que sou crítico do futebol pouco objetivo do meia, vi hoje ele fazendo uma excelente partida e mereceu os aplausos quando foi substituído. A tendência era o gol do Coelho pela pressão imposta e ele veio em uma boa jogada na área, com a bola sobrando para Obina que sofrera o pênalti quando ia arrematar a gol e foi calçado pelo zagueiro. Com uma bela cobrança no canto esquerdo levou a galera ao delírio e todos gritavam com entusiamo, "vamos subir Coelho". Infelizmente, em seguida o artilheiro sofreu uma lesão no tornozelo direito e foi substituído pelo Júnior Negão. Em seu primeiro lance, em uma boa jogada, deu um bonito  cabeceio obrigando o goleiro realizar uma boa defesa. Na cobrança do escanteio, ele mesmo de cabeça novamente, colocou a bola na rede. Novo delírio dos espartanos torcedores Americanos. A pressão era incrível e com jogadas agudas e com velocidade e em uma tomada de bola de Wilians (aleluia), ele tabela com Negão e com um cruzamento certeiro, encontra Mancini na marca do pênalti, como um centroavante, empurrou para a rede e aumentou para 3 a zero, correndo para os braços dos companheiros. Em 42' vimos uma das melhores partidas exibidas nos últimos anos pelo America. A segunda etapa, após o primeiro tempo alucinante, foi um jogo menos movimentado e com o COELHAO administrando e poupando os jogadores. A equipe adversária em momento algum levou perigo ao gol Americano. Todos os jogadores hoje foram muito bem, tática e tecnicamente e a torcida, mais uma vez, apoiou os 90 minutos. Todos parabenizados por esta noite marcante. Hoje o AMÉRICA mais uma vez, demonstrou em campo que será uma sério candidato ao acesso e se manter este ritmo, pode sim, ambicionar uma subida conquistando novamente esta  competição.

Fernando Leal - demonstrou tranquilidade e nas poucas vezes em que foi exigido saiu-se bem. Nota 6,0

Pablo - o treinador o colocou revezando durante o jogo na meia e lateral e criou boas jogadas ofensivas e defendeu bem. Nota 7,0.

Victor Hugo - um dos melhores zagueiros do país e disparado o melhor da serie b. Muito bom. Nota 8,0.

André - mais uma atuação séria e segura, muito bom. Nota 7,0.

Gilson - boas jogadas ofensivas e bem postado na defesa. Boa atuacao. Nota 6,0.

Guerreiro - posicionamento perfeito na defesa protegendo bem os zagueiros e com boa saída de jogo. Muito bom. Nota 6.0.

Girotto - mais uma boa partida, jogou com objetividade e teve boa atuação. Nota 6,0.

Willians - sua melhor partida pelo time, jogou várias vezes pela lateral e com boas roubadas de bola e saídas rápidas em tabelas. Boa assistência no terceiro gol. Hoje sim! Nota 7,0.

Tcho - muita movimentação pela esquerda com o lateral e com boas assistências aos jogadores de frente. Nota 6,0.

Mancini - muito mais participativo e jogando mais a frente, com boas tabelas no ataque e converteu um gol como um atacante legítimo. Nota 6,0.

Obina - o artilheiro que hoje com a equipe postada ofensivamente, esteve mais presente e fez um gol de pênalti sofrido por ele mesmo. Machucou-se e saiu logo após o gol. Boa recuperação. Nota 6,0.

Júnior Negão - entrou logo no jogo e ja no início concluiu e fez tabelas e deixou seu gol em ótimo cabeceio. Nas jogadas por baixo teve mais dificuldades. Bom jogo. Nota 6,0.

Junior Lemos - boas jogadas pelo meio e tabelas na lateral, mostrou habilidade e movimentação e demonstrou que pode ser útil ao grupo. Nota 6,0.

Doriva - entrou no final do jogo e com pouca participação porém não comprometeu. Nota 5,0.

Moacir Jr. - escalou a equipe na ofensiva, troca de posições dos jogadores e deu a dinâmica que pedimos, principalmente jogando em casa. Show de bola a formação tática do time nesta partida. Nota 8,0.

Torcida NOTA 10

Público: 2.848 pagantes.
Renda: R$ 28.930,00.

Mais informações,

 www.americamineiro.com.br

www.globo.com

quinta-feira, 17 de julho de 2014

AMÉRICA X Oeste (pré-jogo)



Após uma vitória sofrida no retorno ao campeonato brasileiro, o COELHAO retorna aos gramados amanhã as 19:30 , na ARENA DO AMÉRICA. A diretoria voltou com a cabeça renovada e mantém o preço dos ingressos no valor de R$ 10,00 para a torcida Americana. Sou da teoria que o que leva um grande número de pessoas ao estádio são preços acessíveis ao torcedor e principalmente as VITÓRIAS, elas são o chamativo para atrair uma platéia maior.
A vitória de terça foi sofrida e sem mudanças no estilo de jogo da equipe. Visivelmente o time está muito lento, alguns jogadores fora de forma, Mancini, camisa 10 não pode ficar avesso ao jogo como você estava.
                                    

Pelas informações pré-jogo, teremos alterações na equipe amanhã. Sairá o jogador Doriva para a entrada do meia Tcho, jogador que deu outra dinâmica ao jogo e municiou muito bem os jogadores na parte ofensiva. Não concordo com a saída do Doriva, pois ele precisa de ritmo de jogo porque ficou muito tempo parado e com sua presença em campo ajudara na marcação e dará a saída de bola para iniciar as jogadas ofensivas e com ele em campo, Mancini e Tcho se aproximariam do Obina que não pode ficar isolado no ataque. Este erro não podemos cometer mais. O jogador Willians mais uma vez teve uma atuação fraca e ele não tem mais a melhorar. Se o treinador o mantém por ser bom de grupo, deixe-o no banco de reservas, não tem condições de ser titular, atrapalha o meio e o ataque, sem objetividade, somente esforçado.
Mais uma vez deixo a pergunta no ar: os jogadores da base não terão oportunidades no seu time, Moacir Junior??? Nada justifica o Rubens até hoje não ter entrado na equipe. Respeito muito o Jr. Negão mas não dá, muito fraco. A diretoria vai continuar omissa ou são ordens não dar oportunidade aos jogadores do sub 20? 
Muita concentração, dinâmica, participação, coragem, determinação e humildade. Com este espírito o acesso aproxima-se do DECACAMPEÃO.

Mais informações,

www.americamineiro.com.br
www.globo.com


terça-feira, 15 de julho de 2014

AMÉRICA 1 X 0 Paraná Clube

                   


O América com muita luta conseguiu mais uma vitória jogando em casa e manteve-se posicionado no G4 da série B. Vitoria essencial pois as equipes que estao acima na tabela, venceram tambem. Foi um jogo de ataque contra defesa e a equipe paranista permaneceu todo o primeiro tempo atras da linha de meio campo, dificultando as jogadas de penetracao do time Americano. O treinador optou em jogar com três volantes mesmo contra uma equipe que está mal na tabela e não seria ofensiva e podíamos optar por uma escalação mais ofensiva. Normalmente na equipe jogando em  seus domínios joga-se para frente e tenta logo no inicio do jogo abrir a contagem do placar, fazendo que o adversário sair para o ataque, abrindo assim espaços que podíamos aproveitar para aumentar o placar. Não tivemos esta opção ofensiva e a primeira etapa foi de uma partida abaixo da média. O time voltou sem alterações e continuou sem chances reais de gols. O meia Mancini, mal e visivelmente acima do peso, foi substituído pelo meia Diney que ao lado do Tcho que entrara no lugar de Doriva, deram uma dinâmica maior ao time. O treinador colocou Tcho no lugar do cansado Doriva e retirou o apenas esforçado Obina, mais uma vez prejudicado pela pouca ofensividade da equipe. O time do sul jogava na catimba para tentar levar um ponto para casa. Após um belo passe de Tcho, o lateral Gilson perdeu o chamado gol feito, finalizando em cima do goleiro. O atacante Jr Negao foi colocado a frente do goleiro que abafou  o chute fazendo boa defesa. Faltou qualidade tecnica ao atacante que com um leve desvio poderia ter ido pra rede. Após muita pressão e na insistência do jogador Diney que teve a bola escorada por Gilson no escanteio e a cruzou no abafa, aparecendo como surpresa, o zagueiro artilheiro Vitor Hugo, convertendo para o fundo das redes com um bom cabeceio. Era o gol da justiça e do merecimento para a equipe que com pouca qualidade mas que lutou do começo ao fim pela vitória. Próximo jogo na sexta feira as 19:30, em casa novamente, contra o Oeste/SP.

Fernando Leal - a estréia dos sonhos para um goleiro. Sem nenhuma defesa pois o ataque adversario nao veio. Nota 5,0.

Pablo - um dos unicos que cumpriu bem a função, bem na parte defensiva e ofensivamente com boas jogadas. Nota 6,5

André Compôs bem a zaga e sem problemas. Nota 6,0

Vitor  Hugo - mais uma vez bem no jogo e foi o salvador da noite com o gol da vitória. Nota 8,0.

Gilson - muito acionado no ataque mas sem objetividade e teve uma chance incrível e não concluiu bem. Atuação regular. Nota 5,0

Leandro Guerreiro - jogador compõe bem  o sistema defensivo e teve uma atuação segura.  Nota 6,0.

Girotto - atuação discreta na primeira etapa mas foi um leão na marcação na parte final do jogo. Nota 6,0.

Doriva - bem na marcação e iniciou bem as jogadas ofensivas. Saiu por cansaço mas esteve  bem no jogo. Nota 6,0

Willians - mais uma vez um maratonista mas improdutivo. Joga muito pouco para ser titular. Nota 5,0

Mancini - acima do peso, péssimo dos péssimos. Nota 3,0

Obina - mais uma vez improdutivo, prejudicado pela escala defensiva do time. Foi o guerreiro de sempre. Nota 5,0.

Diney - entrou com vontade no jogo, buscou as jogadas e foi premiado pelo cruzamento para o gol. Mas tem que produzir mais. nota 6,0

Jr. Negão - perdeu a chance clara de gol e foi apenas esforçado. Regular. Nota 5,0.

Tcho - entrou bem, dinâmico, participativo, bons passes e mostrou determinação. Nota 7,0.

Moacir Jr. Muito defensivo a escalação inicial e poderíamos ter menos trabalho. Foi salvo pelo gol no apagar das luzes. Com certeza seria vaiado. Teve 30 dias e sem inovações na equipe.  Perdeu a oportunidade de ficar calado ao questionar o otimo goleiro Matheus. Nota 5,0.

A torcida mais uma vez, apoiando até o além. Sexta tem mais. Parabéns.

Público: 2.503
Renda: R$ 25.935,00

Mais informações:

 www.americamineiro.com.br
www.globo.com





segunda-feira, 14 de julho de 2014

Possíveis "erros" de Felipao e da seleção.

                                    

Após o "fracasso" da seleção brasileira na Copa 2014 nos deparamos com quase todos, criticando o vencedor treinador Felipao. Muito fácil jogarmos todas as pedras no treinador após a eliminação da equipe. Se rebobinarmos a fita antes do histórico 7x1 favorável aos alemães,  teríamos uma aprovação quase na totalidade, seja dos jogadores ou da comissão técnica. Se voltarmos um pouco ainda, veremos a aprovação da maioria nos jogadores convocados e todos batiam palmas para a Seleção do Felipao que finalmente, ganhou corpo e tornou-se favorita ao título mundial. Consultem o google e vejam os noticiários pré copa 2014. Todos diziam: com esta seleção jogando assim, ninguém tira o título do Brasil. 
Agora a maioria diz que temos que fazer uma renovação geral na seleção. Comecarmos do zero. Se analisarmos o grupo de jogadores, pelo menos 10 deles estarão na proxima Copa. São jogadores que estão nas principais equipes da Europa. Talvez o famoso "salto alto" foi o responsável pela nossa eliminação e a nossa indiscutível qualidade individual dos jogadores, deixou de ser trabalhada em prol da coletividade. O futebol coletivo precisa ser forte dentro de campo, todos jogando por todos e isto e' feito jogando coletivamente, com os passes e deslocamentos feito na parte defensiva e ofensiva. Todos defendem e todos atacam, formando um "retângulo" dentro de campo, jogarem agrupados. Na minha opinião o treinador errou ao convocar alguns jogadores com funções praticamente iguais, enfraquecendo o banco de reservas pois as trocas feitas seriam "6 por meia dúzia". 
Senão, vejamos: dos 03 goleiros, faltou o terceiro reserva ser um jogador mais jovem pegando uma bagagem para a próxima Copa. Na zaga faltou um jogador mais experiente para ensinar em campo o posicionamento adequado aos jogadores. Os 4 jogadores convocados para a lateral tem o maior potencial atuando como alas e todos tem problemas na marcação. Os volantes, 04 deles tem praticamente o mesmo estilo, na seleção nao tivemos o famoso camisa 05; o Henrique e o David podiam fazer esta função mas nao foram utilizados para isto. Tinhamos 04 meias atacantes na equipe e eles foram escalados juntos e um atrapalhava o espaço do outro pois coincidiam com o estilo deles e as jogadas não saiam. Somente dois atacantes convocados e ambos com o estilo mais centralizados; eles dariam certo se tivessem com algum jogador mais avançado e com jogadas de linha de fundo pelos alas ou tabelas com os meias atacantes. Quase não tivemos jogadas de passes de pé em pé, como por exemplo, feitos pela Alemanha. Exatamente nestas ocasiões que sentimos a falta que faz a uma equipe o famoso meia armador, o antigo camisa 10, aquele jogador que da o inicio das jogadas pelas laterais e ou procura os jogadores de frente para que em curtos espaços, possam tabelarem e criarem assim as jogadas ofensivas. Notamos que tivemos poucos treinos coletivos nos treinamentos e dessa maneira, a equipe jogou mais individualmente e o treinador não teve o "feeling" de detectar este problema e, talvez o fez, mas não via uma opção diferente no grupo para modificar a maneira de jogar durante a partida. Jogamos a responsabilidade para apenas um jovem jogador; este passou a ser o responsável por resolver sozinho as situações e por ser novo ainda, faltou lhe ensinarem que ele encurtaria a distância e teria mais êxitos, jogando em grupo. Ampliaria assim o seu espaço e conseguia  também a abertura para aqueles jogadores vindos de traz como elementos surpresa. Evitaria assim que o jogador fosse super marcado e o grupo vivenciasse a partida com participação ativa durante o jogo.
                                 
                                               
Não treinaram o time jogar coletivamente, se fizessem isto, independente da escalação, o grupo estaria coeso, junto, formando um time. A Alemanha fez isto, tornaram-se mais fortes trabalhando em equipe. O principal erro na verdade foi na convocação de algumas peças "iguais" que impediram de transformar um limão em limonada, durante o jogo. O grupo nao tinha peças heterogêneas que trabalhando juntas deixariam a  equipe homogênea. Falhamos na convocação equivocada que trouxe como consequência a eliminação "precoce". O que diferencia o clube da seleção é exatamente esta situação: no time trabalha-se com o elenco disponível,  pela seleção pode-se convocar jogador por jogador, os melhores; estudar as variadas situações possíveis de ocorrerem em uma partida de futebol. Acho complicado criticar a CBF porque foi dado ao grupo um excelente CT, hotéis e uma logística para serem bem preparados. O torcedor esteve sempre apoiando a Seleção, nos estádios,  nas ruas, em casa, virtualmente. Perdemos, porém saímos fortalecidos para não cometermos novamente estes erros desta Copa. No futebol e nos trabalhos coletivos, todos ganham, perdem todos juntos. Rumo ao Hexa 2018.

AMERICA x Paraná Clube (pré-jogo)

                           

Estamos de volta à vida real e amanhã o COELHAO das Montanhas retorna ao campeonato brasileiro! Nesta terça à partir das 19:30 na Arena do AMERICA,  teremos o confronto contra a equipe paranista e lutaremos pela permanência da equipe no G4, único lugar que tem valor nesta competição. A torcida voltará motivada devido ao longo tempo sem vivenciar de perto o DECACAMPEAO!  A Diretoria manteve o ingresso com valores acessíveis ao bolso dos torcedores e a tendência será de um  bom público empurrando o time a mais uma vitória.  O jogo será contra uma equipe de tradição e a vitória é essencial para tira-los da briga direta por uma das vagas ao acesso.  
Analisando a escala da equipe, visualizamos que a princípio  teremos 06 modificações em relação ao último jogo disputado.  O maior destaque delas será no gol, com a estréia do goleiro contratado para ocupar a posição do antigo dono da posição.  O garoto Matheus foi negociado para o clube de Portugal, Sporting Braga. Não podemos deixar de falar que o goleiro é uma das principais revelações da posição nos clubes do país e estava cobiçado por vários clubes brasileiros; infelizmente a diretoria negociou o atleta e, pelos valores comentados (infelizmente não temos transparência nos valores cedidos ao público), tivemos mais uma cria da base sendo vendido a preço de banana. 
Sou da seguinte opinião: goleiros, laterais, zagueiros e volantes são jogadores de posições dentro da equipe que podem ser revelados nas categorias de bases. Os clubes que tem um bom planejamento, não realliza contratações para suprir estas vagas ocorridas nestas funções.
         

O próprio Matheus veio da base e temos outros bons valores da sua safra que teriam condições de assumirem a vaga do gol. O clube sempre alega não ter grana, então não faz sentido a contratação de 2 goleiros, fechando o espaço que naturalmente deveria ser ocupado por outro jovem da base. 
Valorizar a base e coloca-los em campo é o caminho mais rentável e límpido para o clube. Assim sempre foi a nossa história, mesclar os experientes com jovens da base completando e com muita qualidade a equipe titular.
Até hoje, nosso jovem artilheiro da copa SP disputada em janeiro, 07 gols, não estreiou como jogador profissional. Acompanhamos o trabalho do Millagres no sub 20 e sabemos que Rubens e mais três ou quatro jogadores tem condições de terem oportunidades no time profissional.
Ontem terminou a Copa do Mundo 2014 e tivemos como artilheiro com 06 gols, um jovem jogador com 22 anos e o autor do gol do título alemão tem a mesma idade e, nossos principais jogadores, Neymar e Oscar,  também tem 22 anos. 
Particularmente, fico revoltado e desanimado quando olho para a possível escala do time de amanhã e dos 11 titulares, não temos nenhum deles sendo jogador formado pelo clube. Tivemos um mês de treinos e nenhum deles demonstraram condições de titularidade? Fica a pergunta: o clube ou a comissão técnica não dará oportunidade ao jovens? Será lucrativo para o clube permanecer com esta logística? 
Abra qualquer jornal e veremos no noticiário dizendo que a seleção brasileira precisa reformular o trabalho e valorizar os jovens jogadores. A história Americana sempre seguiu a linha  de valorização dos jovens com a mesclagem com experientes. Repito,  precisamos retornar aos trilhos e dar chances reais aos jovens e fazer somente contratações pontuais para a equipe.
Voltando ao jogo de amanhã,  teremos muitas mudanças no time, porém o tempo de treinos foi longo e a equipe já tem que estar no mínimo entrosada. A competição é muito disputada e não permite erros, principalmente em seus domínios.  Amanhã só nos resta a soma de mais 03 pontos na tabela. 
Mais informações da partida, temos nos sites abaixo:


http://www.americamineiro.com.br/clube/noticias/2528/america-volta-pensando-jogo-a-jogo.html#nivel

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2014/07/moacir-junior-tem-duvida-no-meio-para-o-jogo-do-coelho-com-o-parana.html