sexta-feira, 25 de julho de 2014

América/RN 1 X 0 COELHÃO

                             
Uma frase surrada vai definir esta derrota em Natal: o medo de perder, tira a vontade de vencer. Não sou de fazer isto, mas o futebol é muito previsível e alguns detalhes não podem jogar contra o nosso time quando jogamos contra uma equipe tecnicamente inferior. Alguns beabás do futebol é definir um time titular e dar sempre a prioridade na escalação dos mesmos jogadores e nas substituições fazer a alternância de jogadores e aos poucos dar oportunidades a todo o elenco. Jogador que tem sido destaque nos treinamentos,  precisa sim ter oportunidades. 
No jogo de hoje o treinador não repetiu o time do jogo anterior e optou por jogar mais defensivamente contra a poderosa equipe de Natal. Por isto que costumamos dizer que a "bola pune". 
O time Decacampeão teve boas oportunidades de abrir o placar e após erros de finalização e em uma falha geral na marcação, sofreu o gol do jogo. Este ocorreu em um contra ataque e mesmo com mais jogadores a favor, posicionou-se mal e sofreu o arremate final do jogador do ataque, o conhecido atacante Pimpão. 
O jogador escolhido para jogar foi o volante Thiago Santos que até hoje pelo futebol apresentado, não merece ser o titular. Perdemos a oportunidade de dar ritmo ao volante Doriva ou manter o meia Tchô como titular dando sequência de partidas ao jogador.
Falo isto com tranquilidade pois antes do jogo eu era favorável em manter a equipe que fora escalada na última rodada. O time que nos venceu hoje é um dos adversários diretos à vaga, porém na minha avaliação não terá "pernas" para obter êxito nesta longa caminhada. Pela nossa melhor qualidade técnica não poderíamos ter colocado em campo jogadores de menor qualidade, iniciando como titular. Enfraquecemos nossa equipe e ajudamos o adversário deixando um bom jogador no banco e entrando apenas, demoradamente, após meados do segundo tempo. 
Não é desesperadora a derrota de hoje, porém o treinador precisa rever algumas situações e não dar chances para alguns adversários não considerados da "prateleira" de cima. Hoje sim, no mínimo um empate precisávamos, porém pela nossa potência, nesta competição somos respeitados e não podemos nos "apequenar". 
A competição é longa, precisamos de jovens jogadores aos poucos entrando no time, viajando com o time, se habituando aos jogos pelos profissionais. O treinador está optando por dar oportunidades apenas aos jogadores contratados e deixando de lado os jogadores da base e, repetitivamente tem "menosprezado" os garotos. Alguns jogadores que estão com idade mais avançada, fatalmente sentirão o desgaste desta longa competição e quando precisarmos utilizar um jovem, ele ainda não terá sido testado e poderá sentir a pressão e nervosismo natural ocorrido com os jovens. Por esta opção utilizada, fatalmente vamos "queimar" mais jogadores porque não estamos sabendo utiliza-los. 
Sempre fica aquela dúvida no ar: estes garotos não tem boa qualidade, estão mal preparados, por que a Diretoria não aposta nestes jogadores? Nesta última década temos visto jovens jogadores de nossa base indo fazer fama e carreira nos rivais e quando são questionados porque não ficam aqui, a maioria diz que não tiveram sequência e oportunidades reais. Fica em nossa cabeça esta dúvida destes últimos anos.
O time só jogará daqui oito dias e nada justifica não termos entrado marcando sobre pressão e pelo pequeno público no estádio, podemos dizer que a viagem foi perdida. Tivemos um mês de treinamentos e somos um dos favoritos à vaga para série A, hoje não quisemos vencer. Acorda AMÉRICA!!!

Fernando Leal - atuação boa e não teve culpa no gol. Nota 5,0

Pablo - atuação regular, porém não comprometeu. Nota 5,0

André e Vitor Hugo - atuação regular porém cochilaram no gol sofrido. Nota 5,0

Gilson - pelo pessimo jogo de hoje, deveria ter sido poupado, jogou mal, gol no seu setor e infantilmente cavou o terceiro amarelo. Nota 1,0

Guerreiro - vacilou no gol, deixaram a jogada de ataque deles e pela sua experiência, deu mole Na marcação.  Atuação regular. Nota  4,0

Girotto- tem sido o melhor em seu setor porém também cochilou no gol, mas teve melhor atuação que o Guerreiro. Nota 5,0.

Thiago Santos - péssimo dos péssimos. Não tem futebol para o AMÉRICA. Nota 2,0.

Mancini. Mais uma vez péssimo, fraquíssimo desempenho para ser o responsável por armar as jogadas ofensivas.  Desligado do jogo. Nota 2,0.

Willians - o jogador maratonista de sempre,  esforçado, raçudo mas nada além disso. Três arremates ao gol sem sucesso, e uma assistência. Por correr sem necessidade em alguns lances, acaba desgastando e nunca consegue jogar bem os dois tempos e é substituído ou fica andando no segundo tempo.  Nota 5,0.

Obina - pela sua qualidade e experiência não pode errar gols como errou. Não dá para viver só de penalti. Nota 3,0.

Tchô - entrou muito tarde e por seus companheiros já desgastados, não teve boas jogadas e ficou prejudicado com o jogo defensivo do adversário e pela pouca participação dos companheiros. Nota 4,0.

Júnior Negão - voltou ao normal, mostrando que é muito fraco tecnicamente. Péssimo. Nota 2,0.

Júnior Lemos - pouco tempo em campo, sem comprometer. Sem nota.

Moacir Jr. - você está no DECACAMPEÃO, time respeitado, com tradição, estamos com  competência no G4 e ter mais coragem contra algumas equipes é necessário. Lá na frente sentiremos este pouco aproveitamento de alguns jogadores da base e a opção em  dar várias oportunidades a alguns que já demonstraram não ter condições. A sua nota hoje são os três pontos deixados em Natal.

Mais uma vez acompanhei o jogo pela Rádio CBN BH 106,1 FM. 

Público: 6.064 pagantes.

Renda: R$ 91.355,00

Mais informações,

www.americamineiro.com.br

www.globo.com





quarta-feira, 23 de julho de 2014

AMÉRICA/RN X COELHÃO (pré-jogo)

                               

O América está se preparando para seu próximo confronto, contra seu xará potiguar, sexta às 21h na Arena das Dunas, em Natal. Para este jogo o DECACAMPEÃO não terá nenhum jogador lesionado ou suspenso (exceto o fraco Ricardinho), porém ainda aguarda a liberação do artilheiro Obina que saiu da última partida lesionado no tornozelo.  O próprio jogador já deu declarações que está recuperado mas esperamos que ele entre em campo 100%, pois trata-se de um jogador importantíssimo para a equipe. "-Estou zerado. Agora é fazer o tratamento até o dia do jogo", disse o atacante. O lateral esquerdo Gilson foi poupado do treinamento por cansaço muscular mas não deve ser desfalque para este jogo.  O seu reserva Eduardo está de sobreaviso e também na expectativa de estreiar pela equipe. O volante Thiago Santos participou dos treinos e espera oportunidade para ser escalado caso a equipe jogue com três volantes. 
O time considerado reserva, fez um jogo treino contra a equipe sub 20 da toca da raposa e neste jogo o resultado foi 1X1, mais um gol do jovem Rubens que infelizmente até hoje não estreiou como profissional.  Está visível que neste grupo tem prioridade para serem escalados os jogadores contratados, principalmente aqueles que são do empresário "parceiro" do presidente de futebol. Os meninos da base não tem preferência. Ficam apenas treinando e sendo dispensados, estourando a idade para a categoria ou sendo negociados por uma ninharia, quando não são cedidos 0800 para os rivais. IInfelizmente tem ocorrido isto nos últimos anos.
Um comentario à parte: nosso time reserva joga contra time da base do rival celeste. Nestes treinamentos eles estarão bem avaliados? Estão evoluindo?  Não seria mais rentável treinar contra o nosso time sub 20? Estão ajudando os rivais a prepararem melhor o sub 20 deles e depois sentiremos isto nas competições da base. Estão dando o ouro ao "bandido".
Quem ganha com esta logística? Depois vem com hipocrisia dizendo não ter grana. Dificilmente resolveremos este problema porque o clube não valoriza os jogadores que tem seus direitos econômicos pertencentes ao time. Para piorar a situação negociam eles a preço de banana, como fizeram recentemente com o goleiro Matheus. 
Comentam nos bastidores que tem salários atrasados e só alguns recebem. Espero que isto não atrapalhe na reta final da competição e continuemos na fila para voltarmos à série A. Alguns detalhes são decisivos para o êxito de um time. 

A equipe Americana já está em Natal e a tarde faz um breve treino para confirmar a equipe. A dúvida será o aproveitamento de Gilson ou a estreia do lateral Eduardo. Provavelmente a equipe escalada será mais preocupada com o sistema defensivo e tentando contra ataque. O estilo do treinador e' ter coragem quando o placar está adverso.  
Infelizmente o jogador Rubens não viajará com a equipe.  Incompetência do treinador e diretoria. Eles dão preferência para os jogadores do empresário "parceiro".

Segundo o Treinador Moacir Jr., "A equipe deles e' muito bem trabalhada, apresenta muitas variações com alternância de esquema tático e até mesmo para anulação da bola parada. Mas o que tem lá, nós temos aqui também. Temos jogadas ensaiadas, nossa bola parada e' muito forte e tudo mais. Tudo isso são ingredientes para um grande jogo. E nesse duelo dos Américas, espero que o Mineiro seja o vencedor." 
Se notarmos, antes da bola rolar, todas equipes  tem times espetaculares pelos discursos dos treinadores e nos dão a falsa promessa que assistiremos à um jogaço. Como dizia nosso anjo das pernas tortas, Garrincha, "nunca vi a equipe adversária aqui nos treinamentos das bolas paradas." O que define uma vitória, em geral, e' a equipe ter uma postura de quem quer vencer e impõe o ritmo de jogo ofensivamente, sempre próximo ao gol adversário.

Finalmente foi marcado um jogo dos reservas com reservas profissionais do cruzeiro. Não faz sentido nossos jogadores profissionais jogando com categorias de base de rivais. Ficar treinando contra garotos vai trazer qual evolução aos reservas? Acorda né pessoal!

Blitz Onda Verde
Cantina da Ana - Av. Silviano Brandão,  2109, Sagrada Família. 
A partir 19:30.

Mais informações no site do clube e outros,

www.americamineiro.com.br

www.globo.com

www.superesportes.com.br

terça-feira, 22 de julho de 2014

Dunga: Treinador da Seleção Brasileira



Hoje foi confirmado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), o retorno do Treinador Dunga para  dirigir a Seleção Brasileira, até a Copa do Mundo 2018, realizada na Rússia.  Anteriormente já tinham divulgado o nome de Gilmar Rimaldi como o Coordenador Técnico da Seleção.  O Treinador Gallo foi confirmado como o responsável por treinar a seleção olímpica,  nas olimpíadas Rio 2016, tentando assim a inédita medalha de ouro olímpica.
Como era de se esperar, vimos muitas críticas por parte desta escolha e muitos dizendo que queriam renovação,  são os mesmos que escolhem como renovação nomes como Tite, Muricy, Marcelo Oliveira, Cuca e outros. Se pesquisarmos rapidamente veremos que estes criticos em várias ocasiões já contestaram estes que eles julgam como sendo o nome  "ideal".
Já tivemos treinadores com vasta experiência em clubes, porém quando assumiram o comando da seleção,  não obtiveram o êxito maior, a medalha de ouro olímpica ou a copa do mundo. Temos  como exemplos, Tele, Lazaroni, Luxemburgo, Carlos Alberto Silva e as "inovações" Leão,  Falcão e o recente desastre Mano Menezes. Bom verificar que citei apenas nomes de treinadores com bons trabalhos em clubes mas que "não deram certo" pela seleção. 
Analisando o trabalho do Dunga, temos 76% de aproveitamento como treinador da seleção olimpica e principal e não dá para chamá-lo de incompetente ou despreparado.
                   

Dos nomes atuais que temos no mercado brasileiro e pelos números do Dunga e seu conhecimento como jogador e treinador da seleção,  vislumbro um bom trabalho na sequência da seleção. O treinador escolhido pode não ser o "melhor" mas dizermos que ele e' um retrocesso, considero no mínimo,  apenas "achometro". Os "fracassos" de Dunga foram na Olimpíada a derrota e desclassificação para a rival principal, Argentina. Em 2010, após as conquistas da Copa América,  Copa das Confederações e a classificação para a Copa, tivemos bons jogos pela Copa e nas quartas de final fomos eliminados em uma virada da Holanda, gols sofridos em falhas individuais de jogadores e ainda após uma expulsão imbecil de um jogador.
Podemos dizer que o treinador escolhido não é o ideal mas não dá para dizer que não é o correto, pois isto só poderemos avaliar e julgar no andamento do processo e sinceramente, pelo trabalho, planejamento,  gana de acertar que o Dunga tem, acredito sim em bom trabalho daqui adiante. 
Precisamos amadurecer também fora de campo, temos muitos jornalistas que  saem do foco e por outros interesses, atrapalham o ambiente de trabalho da seleção,  interrompendo treinos, "desfocando" os jogadores dos treinamentos.
Falarmos que os treinadores estão desatualizados e não conhecem o que ocorre nos rivais é aquilo que alguns tem intencao de afirmar, todos pensarem que eles sabem mais de futebol que as comissoes tecnicas. Isto e' a maior bobagem deles e tentam manipular os torcedores para pensarem que somente eles tem as informações sobre os clubes, seleções e jogadores.
Todos sabemos que hoje, não dá para esconder os times, táticas e jogadores utilizados. Nao temos bobos no futebol mais, temos equipes mais planejadas  e menos planejadas.
A comissão técnica ficou confirmada como Auxiliar Técnico Andrey Lopes, Mauro Silva será Auxiliar Técnico Pontual, cargo criado e terá a participação de outros ex-jogadores da seleção para ocupar a função em outros jogos. O preparador de goleiros será Taffarel. Preparação física com Fábio Mahsseredjian. Médico continua o Rodrigo Lasmar.
O futebol será sempre nesta toada. Sorte é muito pouco para determinar os vencedores de uma competição. 
Só tenho a desejar,  um bom trabalho ao Dunga.

Algumas informações e opiniões da imprensa, 

http://www.superesportes.com.br/app/1,307/2014/07/22/noticia_selecao,289167/dunga-e-confirmado-pela-cbf-como-novo-treinador-da-selecao-brasileira.shtml

http://sportv.globo.com/videos/selecao-brasileira/t/ultimos/v/de-volta-a-selecao-dunga-afirma-preciso-aprimorar-o-relacionamento-com-a-imprensa/3513421/

http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2014/07/22/dunga-e-confirmado-pela-cbf-e-volta-a-selecao-quatro-anos-apos-demissao.htm

http://www.band.uol.com.br/m/conteudo.asp?id=/100000696884/&programa=/Sele%C3%A7%C3%A3o/&editoria=/Esporte/

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/07/oficial-dunga-esta-de-volta-selecao.html