segunda-feira, 28 de julho de 2014

COELHÃO x ABC (pré-jogo)


Após o passeio na bela cidade de Natal no Rio Grande do Norte, tivemos uma  viagem que trouxe ao América, apenas boas recordações e fotos da belíssima cidade nordestina. Não temos mais o que  comemorar na tabela do campeonato brasileiro,  pois não tivemos nada que nos gerassem aplausos; perdemos a oportunidade de continuar próximo ao líder da competição e ao mesmo tempo distanciar-se das equipes que também almejam a permanência no G4, local que será o único em que o time comemorá, se lá estiver no fim da procissão nacional do futebol brasileiro!  Na série B, só tem a meta alcançada as equipes que agregam o direito de disputar a elite, pelo menos no ano seguinte. Para encerrarmos a sessão das "chorumelas", apenas dizer que a 13ª rodada para o COELHÃO foi uma viagem perdida.

A nossa vida é feita de erros e acertos e que esta derradeira rodada encerrada no sábado, nos deixe aprendizados e que daqui em diante não cometamos erros do mesmo quilate. Todos sabemos que o futebol e os esportes em geral, não são ciências exatas e seus resultados não podem ser garantidos que serão de vitórias,  derrotas e ou empates.  A seguir descreverei alguns "erros" cometidos e provavelmente se não tivermos estes em outras partidas, conseguiremos somar pontos na classificação. 

- Uma das situações claras que ocorre neste campeonato:  o grupo de jogadores da equipe Americana em 2014, deixa visível que ela é uma das equipes favoritas ao acesso para a primeira divisão em 2015.  Pela melhor qualidade técnica dos jogadores, boa comissão técnica e estrutura extraordinária oferecida pelo clube, podemos sim, com toda humildade,  dizer que nos apontarem como favorito,  é sim louvável e aceitável. Dito isto, temos que entrar em campo com a postura de vencedor, deixando o adversário preocupado  com nossa força adquirida dentro e fora das quatro linhas e impor um futebol, no mínimo, ofensivo e tendo nos pés dos jogadores o  controle da partida.
Se já visualizamos que tecnicamente somos um dos melhores times, precisamos colocar em prol da equipe, uma tática que aproxime os jogadores do gol adversário e criarmos situações claras de gol e com qualidade manter a posse de bola e criar boas jogadas, arrematar com perfeição as finalizacoes e converter gols no adversário.  

Como fazer isto? De nada adianta o seu sistema tático ser ofensivo se as peças escolhidas para atuarem, serem de jogadores tecnicamente inferiores e sem deter naturalmente a boa qualidade de jogador ofensivo. Nada justifica o treinador já iniciar o jogo com a equipe postada em campo com jogadores de função defensiva e com a proposta de também atacar se o jogador escolhido, não tem esta qualidade para realizar as duas situações.  Quando no time não tem um jogador diferenciado tecnicamente é aceitável o treinador optar por esta situação,  mas é inaceitável definir por jogar com 3 jogadores de características defensivas, escalar o time com vários volantes e deixar no banco de reservas um dos jogadores mais técnicos e ofensivos do time. O jogador Tchô teve uma contusão no início do campeonato e precisa estar em campo readquirindo sua melhor forma física. Além disso, o meia armador citado já demonstrou em campo que tem que ser titular desta equipe. Os adversários agradecem quando ele não é escalado.

Quando a equipe optar por jogar em contra ataques, deixamos o adversário mais próximo de nosso gol e se não conseguirmos fazer gols nos contra golpes, ficaremos envoltos nas tentativas do adversário em ultrapassar nossa meta e em algum erro cometido defensivamente, ficaremos atrás no placar e depois teremos que correr atrás para modificar a situação negativa do jogo, ficando mais vulnerável ainda no decorrer da partida. O medo de perder tira a vontade de vencer.

O sistema de jogo utilizado precisa ser adequado aos jogadores que se adaptarão naturalmente à ele e não o contrário.  Evitar as improvisações. Chega a ser inocência querer que a linha de ataque seja rápida se os dois jogadores mais ofensivos escalados, são de idade mais elevada e quanto mais distantes eles ficarem da meta adversária, mais erros serão cometidos; os jogadores já terão percorrido uma longa distância e quando chegar em frente ao gol não terá forças para exercer de maneira ativa o arremate final e  assim os erros de finalizações serão aumentados. 

"Resumindo", quanto melhor tecnicamente forem os jogadores escolhidos, mais próximos da vitória estaremos.  Vale lembrar que não é a qualidade técnica e tática do jogador que determinará se ele será participativo durante o jogo, isto está na sua responsabilidade no jogo e comprometimento com o clube, companheiros e torcedores.

Moacir Jr., o time mostrou qe pode e tem qualidade para ser ofensivo, seja mais ousado e receberá mais elogio do que críticas. A escolha é do Treinador, normalmente os jogadores fazem o que o "professor" treina e pede durante o jogo.

Uma dica: no dia que o time for jogar fora de casa com medo da vitória,  leve um time de garotos, pelo menos eles poderão viajar e conhecer os lugares do país e vivenciarem e aprenderem jogando.  Assim pelo menos eles saíram da rotina de treinos e nunca serem aproveitados pelo treinador.

Não vou perguntar quando dará oportunidades reais aos garotos da divisão de bases porque está ficando repetitiva esta cobrança e já vi que você nao tem potencial para desenvolver os jovens ou não tem isto no seu projeto de América.  Não perca a oportunidade de fazer um trabalho a longo prazo no DECACAMPEAO MINEIRO, formador dos principais jogadores de Minas Gerais! 

O garoto Rubens pede passagem e o Junior Lemos deve ser escalado no lugar do Mancini e não ser improvisado como lateral.

ABC

Nosso adversário desta 14a. rodada foi eliminado na quarta feira, terceira fase da Copa do Brasil, perdendo para o Novo Hamburgo no  sul do pais, sofrendo um gol nos acréscimos do segundo tempo, placar 2x0. Teremos um adversário desgastado pelo jogo no meio de semana e pela longa viagem e o seu Treinador disse: "sábado jogaremos mais uma vez fora de casa e se conseguirmos trazer um ponto, estará de bom tamanho". Portanto a tendência do jogo será: ataque contra defesa. O ABC tem apenas três pontos a menos que o COELHÃO, portanto uma vitória é primordial no sábado.

TORCIDA

Teremos uma novidade neste sábado: o portão 2 na Ismênia será aberto para o torcedor Americano e cabe ao torcedor comparecer em bom número para o setor continuar funcionando. O que tenho a dizer ao torcedor é: acreditem, colaborem, apoiem. Como fizemos  nos dois últimos jogos. Torcedor, não tem justificativa você não comparecer! Sábado é dia de lotar a Arena do América. Dia, preços (10,00), horário estão favoráveis. O América lhe espera em campo, lugar de torcedor é no estádio!

Mais informações, 

www.americamineiro.com.br

www.globo.com

www.superesportes.com.br

www.chicomaia.com.br

CBN 106,1 FM - Rádio Globo 1150 AM

#acreditaamerica