terça-feira, 24 de março de 2015

AMÉRICA 1 X 1 TOMBENSE (a/d/depois)


Parafraseando o nosso boníssimo cantor Humberto Gessinger "..nós não precisamos saber pra onde vamos, nós só precisamos ir..." e neste domingo na cidade de Tombos, o AMÉRICA vai decidir sua classificação para as semifinais do campeonato mineiro contra a equipe da Tombense, que neste momento ocupa a quarta colocação e a vitória é essencial para os dois postulantes em definitivo ao objetivo final que é alcançar uma posição no G4. Após a "injusta" derrota e perda da invencibilidade no domingo contra o time azul de BH, o COELHO tem a OBRIGAÇÃO de vencer o jogo deste próximo domingo às 16:00 no interior mineiro, estádio Almeidão, em Tombos. Desta vez não temos direito a lamentações e chegamos na penúltima rodada na obrigação da vitória, por causa de resultados ruins, como os empates com os fracos Villa Nova e Guarani. Deixando de somar mais pontos contra eles e como terceira força de MG, muitas vezes a primeira, é inadmissível se não nos classificarmos para a fase derradeira do estadual!

Como várias vezes foi comentado neste espaço, o competente treinador Givanildo armou muita bem esta jovem e reformulada equipe de 2015, mas ele tem insistido com a escalação de alguns jogadores improdutivos; como é visível durante a competição, estes estão atrapalhando o desempenho do América e mesmo assim, continuam tendo preferências nas escalas. No futebol atual que exige a participação efetiva de todos os jogadores, não da para a equipe continuar com o fraco lateral direito Robertinho e muito menos, no setor de recuperação da posse de bola e início de jogadas ofensivas, contar com o futebol do irregular e fraco jogador de meio campo, o jogador Lorenzi. Estamos jogando com "dois a menos" em quase todos os últimos jogos. Neste domingo, o Lorenzi ficará fora pois está suspenso por levar o terceiro amarelo no domingo.

Inaceitável deixar de fora os bem qualificados jogadores advindos do sub 20 que já demonstraram que merecem no mínimo, oportunidades. Xavier no lugar de Lorenzi, suspenso pelo terceiro amarelo e Douglas no lugar de Robertinho. Assim dará melhor poder de marcação e saída ofensiva com qualidade servindo o trio de ataque; também se apresentando como homens surpresas e arrematando com chutes de fora da área.

O campeonato estadual é o momento exato de escalar os jovens e temos dois jogos para eles ajudarem ao COELHO rumo ao G4. Futebol não tem segredos e os jogadores que melhor se destacam nos treinos e jogos, tem que ter uma sequência de jogos até confirmarem o merecimento como titulares.


A princípio, o jogador Mancini continuará de fora deste confronto, devido à contusão sofrida contra a Caldense e o jogador Renatinho deve permanecer como o meia armador da equipe Americana. O zagueiro Anderson recuperou-se das dores no ombro e certamente continuará ao lado de Wesley na zaga. A mais falada escalação ideal pela torcida nas redes sociais seria como vemos a seguir:

João Ricardo, Guerreiro, Anderson e Wesley, Douglas,  Xavier, Renatinho, Bryan, felipe, Sávio e Rubens.  O sistema no 1-3-5-2 com o capitão ocupando a função de líbero deixando mais a frente os alas Douglas e Bryan.

É hora de modificar aquilo de pouca produtividade na equipe e ter coragem de escalar jogadores com gana de ter um sucesso profissional na equipe que os valorizou e lhes deu oportunidades de ascensão social e financeira. É hora de unir os atletas e demonstrar a eles o quão importante é a classificação para a fase seguinte. Se preciso for, suar sangue pela vitória no domingo próximo. A hora é esta, rumo ao G4!

Confrontos

Tivemos apenas dois jogos entre as equipes e o Tombense ainda não perdeu para o DECACAMPEÃO MINEIRO, vencendo em 2013 por 2x0 em Tombos e no ano passado o jogo foi um empate sem gols na Arena do América. Domingo é dia para o COELHÃO quebrar esta escrita, doa a quem doer!

A quarta feira do América foi de um treinamento coletivo, a principal e única mudança na equipe foi a entrada do capitão Leandro Guerreiro ocupando a vaga do suspenso, Lorenzi. Um dos problemas maiores de nossos treinadores tupiniquins são a pouca troca, mudanças, novidades, inovações. Seguem sempre a mesma rotina e as substituições em geral, são "seis por meia dúzia", termo utilizado no futebol. Fica aquela sensação de que vai continuar os erros na equipe e com a equipe tendo diferentes possibilidades no elenco, fica  a pergunta: por que o treinador não aproveita a suspensão de um jogador e escala em seu lugar um jogador que dará mais mobilidade ao meio de campo, ter um bom passador e que ajuda na marcação no setor e que ainda tem a característica de finalizações? Nada justifica ele escalar o jogador Guerreiro que tem o mesmo estilo de jogo do outro volante, Thiago, deixando a equipe tecnicamente pior. Na reserva temos a opção do Douglas e Xavier. Além de melhores tecnicamente, ainda teremos o entrosamento deles com os jogadores Renatinho, Rubens e Sávio, pois jogaram a categoria sub 20 juntos e tem um bom conhecimento de posicionamento e estilo de jogo de cada.

Quando pegamos os exemplos dos clubes europeus, vimos que existem um processo de transição bem próximo do sub 20 com os profissionais e estes são bem aproveitados, indicados pelo treinador da base como possível solução de aproveitamento deles e dizendo ao treinador da equipe principal suas características, estilo de jogo, como melhor aproveita-los e em qual função.

Temos o treinador do sub 20 Millagres com um trabalho muito bom e revelando vários bons jogadores e nota-se que parece que o time profissional não tem um 'feeling' com este profissional. Os jogadores recém promovidos não tem tido um bom suporte e orientação para não sentirem a diferença na transição para o profissional. Falta uma proximidade do Givanildo com o Millagres e como já disse anteriormente, este tem capacidade e conhecimento do elenco sub 20 para ser promovido como o Auxiliar Técnico do profissional.

A outra notícia da quarta feira foi a apresentação do novo Diretor  de futebol, o Professor Osvaldo Torres que chega para ajudar na parte administrativa ligada ao futebol, estruturando o departamento de futebol. Além de Professor da PUC, ele é coordenador de cursos de treinadores de futebol da CBF. Este chega para que erros pífios como o cometido em 2014, não aconteçam mais. Fica a pergunta: o irresponsável que prejudicou o América moralmente e financeiramente no ano anterior foi punido? Se a sua primeira atuação foi o retorno do péssimo lateral esquerdo Raul, vou colocar minhas "barbas de molho".

O treinador Givanildo, infelizmente, além de colocar o ótimo meia Xavier improvisado na lateral esquerda, até hoje não o promoveu na equipe titular ou como substituto em alguma partida e  com a contratação do bonde Raul para a lateral esquerda, no coletivo de hoje o garoto não treinou nem na equipe reserva! Este tipo de situação não pode ocorrer com jovens valores, pois naturalmente o jogador ficará desmotivado, desacreditado e sentindo não ser proveitoso para a equipe, ficando apenas em segundo plano. Considero uma covardia e um erro grave a postura que tem tomado com este jovem promissor. O profissionalismo não dá espaço para erros deste tipo. Mais adiante quero ver quem vai ser o responsável pela desvalorização de um dos destaques do time campeão da Taça BH 2014. A bola pune! Abra o olho Bruxo!

Arbitragem

Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA MG)
Assistente 1: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG)
Assistente 2: Janete Mara Arcanjo (FIFA/MG)
Quarto Árbitro: Jerferson Antônio da Costa 
Quinto Árbitro: Gabriel Murta  Barbosa Maciel (FMF)
Assessor: Juliano Lopes

Nesta quinta o time Americano fez mais um treinamento coletivo e sem alterações em relação ao anterior e o time reserva com volantes melhores tecnicamente conseguiram dominar a primeira parte do coletivo vencendo por 1x0 gol de Rodrigo. A equipe titular só virou o jogo após a entrada de Pedrinho no lugar de Rubens e fez gols com o próprio Pedrinho e Renatinho. A equipe reserva só melhorou após a entrada do meia Xavier que treinava à parte e deu uma nova dinâmica ao time e só não empatou o coletivo graças a uma defesa importante de João Ricardo.


O zagueiro Wesley foi direto ao dizer que domingo é o jogo da vida em 2015:

“Ninguém quer voltar de Tombos para cumprir tabela no próximo jogo. Não é o nosso objetivo. Tivemos oportunidades de estar numa situação melhor, mas não ficamos por conta de alguns erros. Contudo, não há desespero. A confiança está lá em cima. Tenho certeza que sairemos do jogo com a vitória”, diz Wesley. “É uma guerra. É jogo para quem tem culhão mesmo. Se tiver que dá a vida, tem que dar. Carrinho de cabeça e por aí vai. É o jogo mais importante para a gente”, acrescenta o zagueiro.

informações do coletivo de hoje feitas pelo repórter Rafael Arruda do superesportes.com.br.

Nesta sexta feira o América terá um treino recreativo, almoço, definição dos relacionados e viagem para o jogo mais valioso da competição. Não tem outra história, é vencer ou ficar no caminho, fato que será lamentável se ocorrer! Foco, concentração e respeito ao torcedor Americano!

O possível time titular escalado será:

João Ricardo, Robertinho, Wesley, Anderson, Bryan, Guerreiro, Thiago, Renatinho, Felipe, Sávio e Rubens!

A diretoria fará uma caravana, cedendo um ônibus ao sócio torcedor e apoiar a equipe na cidade de tombos, pela décima rodada e numericamente, 10 É COELHO!!! VAMOS PRA CIMA DELES COELHOOOOO!!!

Neste jogo de domingo teremos a presença do capitão Guerreiro e como eu dizia, um jogador de sua idade e importância, não pode ficar viajando e não jogar, sua ajuda será maior dentro de campo. O jogador assume a responsabilidade e comenta sobre o jogo decisivo:  

“Eu gosto de jogos de responsabilidade, nos quais temos que jogar com a cabeça no lugar. Vamos com pensamento positivo, com alegria, para conseguirmos o resultado positivo”, diz o volante. Sobre o que fazer no jogo ele diz, 

“É claro que se a gente fizer o placar no primeiro tempo será melhor. Mas futebol a gente sabe que acontece tudo. Às vezes acontecem gols inacreditáveis, tanto no primeiro quanto no segundo. Se tivermos a posse de bola é importante. A bola no nosso pé. Saber jogar, atacar e defender na hora certa”, observa o capitão. Nesta situação a sua presença em campo dá suporte aos jovens,

 “Às vezes é importante dar uma segurada no jogo, tocar a bola mais um pouco. E os meninos novos têm essa ânsia de querer ir para cima, driblar, correr. É normal. Quando estava na idade deles, também fazia isso. Então é importante conversar e sempre orientar”, finaliza Guerreiro, o capitão do América.

Para quem não considera como o jogo da vida do América, o time de Tombos pensa como o dia D no domingo,


É a hora de separarmos o joio do trigo no América e parar de deixar empresário de jogador escalando a equipe! A bola pune, COELHO, seriedade domingo.

O péssimo lateral esquerdo contratado, Raul, não foi relacionado porque ainda não terá condições de jogo. Vitória do América ele ficar fora, é muito ruim mesmo. O fraco meia atacante Diney, sentiu dores no músculo adutor da coxa direita e acabou vetado. Mais um ponto positivo, de boa, é muito fraco para jogar no COELHO. As novidades entre os convocados são os volantes Diego Henrique e Renato Bruno.

Confira os relacionados para enfrentar o Tombense:

Goleiros: João Ricardo e Glauco.
Laterais: Robertinho e Bryan.
Zagueiros: Wesley, Anderson, Alison e André.
Volantes:  Thiago, Guerreiro, Douglas, Diego Henrique e Renato Bruno.
Meias: Renatinho, Pedrinho e Xavier.
Atacantes: Felipe, Sávio, Rubens e Rodrigo.

Já foi falado isto aqui n vzs, tem preferência em serem relacionados, os contratados. Esta desvalorização da base continua com a"nova diretoria", é sintomático como foi dito. Todos sabemos  temos três atacantes natos, o Sávio sempre formou dupla no ataque com o Rubens ou um era reserva do outro. Ao invés de tirar um volante e colocar um meia que sabe marcar (Xavier ou Renato Bruno), ele prejudica o Sávio o recuando mais e assim prejudica o Rubens que fica sozinho brigando com a zaga adversaria. Ao invés adiantar o meio campo, recuamos o ataque. Isto em uma competição que somos a terceira força. É sintomático o comportamento "vira-lata". A única noticia boa é raul e diney nao irem..Aproveitem e riscindam com o contrato deles. 

Deixamos para a penúltima rodada a definição e jogamos o jogo da vida e por erros nossos, não nos classificamos antecipadamente. A partida começa com pressão da Tombense o América se segura no jogo, aos poucos domina o jogo e abre o placar com Anderson, em um belíssimo gol de calcanhar. O América segue em frente e como em outras partidas, perde muitos gols e não "mata" o jogo. O segundo tempo inicia com a Tombense partindo para o tudo ou nada e pressiona muito, João Ricardo faz várias defesas, mas em um rebote, o time de Tombos empata o jogo. Várias faltas em um jogo nervoso, vários amarelos para as duas equipes e o jogo termina empatado. A definição final ficará para a última rodada. O COELHO joga em casa contra o Democrata e o Tombense contra a raposa no Mineirão. Reclamarem de arbitragem é covardia pois os goleiros foram destaques e responsáveis por poucos gols. Falarem mal de árbitro olhando somente um lado, é covardia. Os jogadores erraram bem mais. Destaques para o goleiro João Ricardo, o zagueiro Anderson, o lateral Bryan pela vontade, e os atacantes Rubens super participativo. Sávio e Felipe muito bem. A experiência do Givanildo trouxe para BH este um ponto importante.  

Agora é classificar domingo. Que venha a última rodada.

Agradecimento especial aos profissionais da Jovem Rádio de Tombos, 104 FM. Exclusividade do jogo durante os 90 minutos.

Gols: Anderson Conceição aos 23’1T (América), Daniel Amorim aos 22’2T (Tombense).

Público: 1.740
Renda: R$ 24.640,00
Amarelos: Anderson, Guerreiro, Bryan, Pedrinho


DEUS SALVE O AMÉRICA!

Mais informações,

www.americamineiro.com.br
www.globoesporte.com
www.futeboluai.com
CBN 106,1 FM.

#ACREDITAAMÉRICA