terça-feira, 22 de março de 2016

AMÉRICA 1 X 0 Uberlândia


Campeonato Mineiro


Pela 9ª rodada do estadual que será disputada à partir deste sábado, 26/03, o ÚNICO DECACAMPEÃO MINEIRO terá mais uma partida de "vida ou morte" por causa de sua péssima e vergonhosa campanha nesta competição e lamentavelmente, pelo segundo ano seguido, ficando fora do G4, posição na tabela em que é OBRIGAÇÃO figurar, respeitando sua história, estrutura e condição econômica melhor que a maioria de seus adversários. Por isto podemos dizer sem medo de errar que classificar para as semifinais do mineiro, é um dever de casa obrigatório. Tenho a dizer que não faltou o meu apoio durante todos os jogos disputados em BH, sempre com minha presença e no interior, quando tive a oportunidade de comparecer ao estádio. 

Não estou me isentando de culpa por estes fracassos de 2016 porque o COELHO é o TIME DA FAMÍLIA e estamos sempre juntos, nas alegrias e nas tristezas. O fato do momento, é que precisamos diagnosticar e encontrar quais são os problemas que fazem com que a equipe esteja "empacada" nesta temporada e, embora tenhamos tido muitas mudanças em relação ao ano anterior, com a saída e chegada de vários atletas. Porém a comissão técnica continua a mesma e foi mantida uma base com alguns jogadores destaques em campo, na ajuda para a ascensão à elite brasileira do futebol. Em seguida vou enumerar algumas possibilidades que podem estar atrapalhando a equipe. Óbvio que trata-se apenas de minha opinião e não necessariamente seja a real causa dos fracassos da temporada.

1. A comissão técnica foi mantida porque realizou um bom trabalho em 2015 e com isto foi colocada em continuidade no projeto e teoricamente, já teriam um plano tático planejado para ficar permanente em seu trabalho e serem indicados jogadores que se "encaixem" neste método de trabalho. Se o treinador utiliza uma situação e os resultados em campo não aparecem, jogadores ou esquema de jogo precisam serem substituídos para conseguir-se alterar o panorama da equipe. Fica a pergunta: o mal desempenho do time é culpa da comissão técnica?

2. Os jogadores que foram destaques no ano anterior, alguns foram vendidos, outros devolvidos, não renovados os seus empréstimos e outros com características semelhantes foram contratados. Neste ano foram contratados 15 jogadores e com exceção de um jogador, o atacante Romário, todos já tiveram oportunidades de jogarem e já tivemos tempo suficiente para saber se o jogador contratado é reforço ou apenas uma aposta errada, podendo ser considerado como uma contratação mal feita. O futebol é muito dinâmico e jogador que não produz para a equipe, naturalmente tem que ir para o time reserva e nos treinamentos tentar recuperar a posição. O treinador tem feito rodízio dos atletas? E jogadores que já jogaram no COELHO ou foram destaques ano passado e não estão sendo escalados como o meia Xavier e o volante Claudinei? Por que não tem sido escalados como titulares? E os jovens oriundos da base, como o meia atacante e o volante, integrantes da seleção brasileira sub 17, Matheusinho e Makton? Estes precisam serem escalados para a comissão técnica saber se o jogador está preparado para ser titular ou pelo menos, serem mais usados nos jogos. Para avaliar jogador, a melhor maneira é escalando-o na equipe titular e o estadual é a competição ideal para fazer estes "experimentos", visando as competições nacionais.

3. E a diretoria? Qual sua culpa neste processo? O Conselho Gestor com seus 9 presidentes, optou por fazer contratações de jogadores ainda sem a vivência da primeira divisão para o início da temporada na disputa do estadual e da Copa Sul Minas Rio. Contratou 15 jogadores e nestes quase três meses de temporada, a equipe já está eliminada da competição nacional e é apenas sexto colocado no estadual. Fica aquela pergunta com resposta: não era melhor contratações pontuais com 4 ou 5 atletas de bom nível e com um investimento maior e já fazer uma equipe estruturada e montada para o campeonato brasileiro e Copa do Brasil? Provavelmente a equipe estaria ainda na Primeira Liga e bem postada na tabela do campeonato mineiro. A segunda pergunta: a diretoria deve manter a comissão técnica e dispensar os jogadores que não deram certo e contratar novos atletas? A diretoria deve apenas trocar o comando e dar a chance para os atletas mostrarem que não foram uma enganação a contratação deles? E para finalizar: o responsável pelas contratações deve continuar ou ele já demonstrou que não tem gabarito para a captação de novos jogadores?

Relatados os fatos que permeiam a equipe Americana, cabe ao clube encontrar soluções para que os erros sejam retirados do time e à partir deste jogo decisivo contra o Uberlândia, definitivamente, o ÚNICO DECACAMPEÃO MINEIRO voltar para os trilhos e seguir o caminho das vitórias e títulos, fatos merecedores à todos torcedores desta nação Americana. Não somos uma multidão enorme, mas sem sombra de dúvida somos AMÉRICA E CONTRA TUDO E CONTRA TODOS, continuaremos juntos com o COELHO nesta batalha, que ainda não têm definida seus vencedores e podem ter certeza, que dias melhores virão. O torcedor Americano tem noção de todos os fatos ocorridos e podem ter certeza, que ele jamais ficará calado e nos momentos e oportunidades corretas, eles protestarão contra aqueles que não o representam com a dignidade e garra que o clube necessita. Sábado será o dia D. ACREDITA AMÉRICA!!!

Falando do COELHO dentro das "quatro linhas", nesta semana, na segunda feira a equipe se reapresentou após a volta da folga dominical e fez apenas um trabalho regenerativo e tentaram explicar o inexplicável, a derrota para um dos lanternas da competição. Na terça feira na parte da tarde a diretoria passou a maior parte do treinamento "puxando a orelha" dos jogadores e comissão técnica e o treinamento foi reduzido em apenas meia hora, prejudicando ainda mais o pouco treino que a equipe tem feito nesta temporada. Até para chamar a atenção dos funcionários, os diretores precisam utilizar um momento em que não atrapalharão os treinos dos atletas, que são essenciais para a partida que se aproxima. 


Finalmente, nesta quarta feira a equipe realizou o primeiro coletivo e provavelmente o único antes da partida, como sempre tem sido feito durante as semanas "cheias" para treinos. A novidade é aquela pergunta que demasiadamente eu tenho perguntado e sem resposta: por qual motivo o treinador Givanildo mudou o sistema de jogo vencedor em 2015? Por que não optou por não dar a sequência natural da continuidade do trabalho, adaptando os atletas contratados e os remanescentes às vitórias, mantendo o ritmo bom da equipe no segundo semestre do ano passado que fora vencedor, com a ascensão para a elite do futebol nacional? E nesta tarde de quarta o time Alviverde com a alteração do sistema, finalmente retornando com o 1-3-5-2 e a escalação de novos jogadores. Estas mudanças darão à equipe e ao torcedor, pelo menos no papel, a esperança de que com esta escalação, a tendência é a equipe ficar mais equilibrada tanto defensiva como ofensivamente, indo mais forte para o confronto decisivo de sábado. 


Humildade em reconhecer os erros, não faz mal à ninguém Givanildo, todos queremos as vitórias, mas precisamos principalmente que o principal comandante da equipe, deixar a birra e teimosia de lado e colocar em campo, aqueles que definitivamente, são melhores tecnicamente. Com isto, no coletivo a formação titular teve: Fernando Leal; Artur, Alison e Adalberto; Pablo, Leandro Guerreiro, Tony, Rafael Bastos e Bryan; Osman e Victor Rangel. Já os reservas atuaram com Glauco; Christian, Roger, Sueliton e Danilo; Claudinei e Makton; Xavier, Tiago Luís e Matheusinho; Maranhão. Durante o coletivo, o titular Rafael Bastos deu lugar ao jovem meia atacante Matheusinho, que fez sua estréia na equipe profissional na partida do último sábado, sendo um dos únicos destaques da equipe Americana. A equipe principal venceu os suplentes por 2 a 0, com gols de Victor Rangel e Rafael Bastos.


Ingressos


Nesta quinta feira começará a venda de ingressos, com o torcedor Americano pagando o valor de 40,00 no portão 3 e 50,00 no portão 4. Os torcedores do Uberlândia pagarão o valor de 50,00, portão 5. Todos setores tem direito à meia entrada aos idosos e estudantes. O Sócio Onda Verde do América, terá direito à levar um acompanhante de livre escolha, gratuitamente para assistirem juntos no setor do portão 3.


Arbitragem


Árbitro:Marco A. A. F. Ferreira - CBF/FMF. 

Assistente 1:Felipe A.C.Oliveira - CBF/FMF.
Assistente 2:Leonardo H. Pereira - CBF/FMF.
4º Árbitro: Antônio Marcio Teixeira - FMF.
Instrutor: Rogério Pereira da costa.

Após a torcida Americana, em um combinado de suas torcidas, marcarem um encontro de apoio e cobranças à equipe nesta manhã de sexta feira, com um movimento organizado e civilizado com pedidos aos jogadores que deem tudo que puderem para uma vitória nesta partida decisiva de amanhã, a equipe Americana fez um treino recreativo como preparativo final para o jogo. Neste protesto do torcedor, feito com um pedido de mais empenho, o recado foi dado aos jogadores e uma cena triste e lamentável que ocorrera, foi o treinador não querer conversar com seu torcedor; torcedores apaixonados que queriam apenas lhe pedir para assistirem ao treino e levar o apoio que os atletas precisam para a partida. Inexplicavelmente, o treinador fez gestos obscenos e xingou os torcedores, que naquele momento apenas representavam àqueles que se indignam com esta péssima campanha em 2016. Que a diretoria tenha atitude e puna este cidadão que desrespeitou o torcedor Americano!


Após o treino realizado, foram relacionados 22 jogadores e a novidade será o volante Makton de 17 anos, revelado pelo clube e está recuperado de uma contusão. O provável time  titular do COELHO deve ter João Ricardo; Pablo, Artur, Alison, Adalberto e Bryan; Guerreiro, Tony e Rafael Bastos; Osman e Victor, no sistema 1-3-5-2.


Confiram a lista de relacionados:
Goleiros: João Ricardo e Leal.
Laterais: Danilo e Bryan.
Zagueiros: Roger, Alison, Sueliton, Adalberto e Artur.
Volantes: Guerreiro, Makton, Pablo e Claudinei.
Meias: Tony, Xavier, Osman e Rafael Bastos. 

Atacantes: Tiago Luis, Vitinho, Maranhão, Matheusinho e Victor.

A partida

Como previsto, após o legítimo protesto de alguns torcedores no dia anterior à partida, a equipe Americana entrou ligada na partida, pois sabia que resultado nenhum diferente de vitória, seria aceito. Acabou o espaço para as desculpas de não conseguirmos vencer equipes do interior mineiro e não seria mais aceito jogadores sem empenho em campo e após o gesto obsceno que o treinador fez para a torcida, não seria tolerado mais equívocos deste, que sempre recebeu apoio e injustamente deu as costas para o fiel torcedor Americano. Lamentável e irreparável pois o cidadão não teve nem a dignidade de pedir desculpas. Vida que segue.

A equipe do triângulo mineiro está em queda brusca na competição e mais uma derrota a tiraria do G4 e colocaria em situação de risco, necessitando de vencer as outras partidas e deixar de depender somente de seus resultados e ainda correr perigo de rebaixamento, pelo equilíbrio também na parte baixa da tabela. Para o azar deles, a partida era de vida ou morte para o Decacampeão e o time Alviverde entrou com tudo e pressionou o adversário desde o apito inicial, criando boas chances de gols, não aproveitadas. Aos 11' em uma troca de passes no meio campo, o segundo volante Tony, na disputa com o adversário, deu um chutão, que virou um passe para o meia Bastos, que esperou o quique da bola e com um belo chute, acertou o canto esquerdo do goleiro Tiago Braga, abrindo o marcador, 1x0 COELHO. Placar merecido pelo domínio amplo do América na partida e com isto o time Verde Periquito, foi mais ao ataque na tentativa de empatar a partida, abrindo mais espaços para o COELHO que com boas jogadas feitas pelo atacante Osman, criou várias oportunidades, que foram desperdiçadas, principalmente pelo atacante Victor; jogador que já teve várias oportunidades, mas até hoje só conseguiu arrematar certo uma única vez, não sendo aquele camisa 9 esperado quando foi contratado. Precisa treinar finalização urgentemente, com muito menos erros o jovem Sávio foi crucificado pela torcida. 

Na segunda etapa a tônica da partida continuou com o time dono da casa dominando o jogo e o time visitante acabou sendo prejudicado, com três atletas lesionados e o treinador Alexandre Barroso, teve seu trabalho mudado, com substituições forçadas e não por ordem técnica ou tática. Sorte para o COELHO que criou mais oportunidades, mas todas com erros de finalizações correndo aquele sério risco de uma bola "bandida" empatar o jogo. A equipe do Uberlândia nesta partida não criou situações de gols e o goleiro Americano foi um espectador dentro de campo, sem sujar o uniforme. 

Vitória merecida e necessária para o ÚNICO DECACAMPEÃO MINEIRO, dependendo de uma resultado sem vitória da URT no domingo e prosseguir no G4, com sua colocação neste sábado sendo o 4º lugar, figurando entre os classificados para a semifinal. Todos sabemos que será vexatório se não nos classificarmos pelo segundo ano seguido. SINAL DE ALERTA CONTINUA ACESO! ACORDA DIRETORIA!

Atuações

João Ricardo - praticamente não encostou na bola e foi um mero espectador. Sem nota, porque não foi exigido.

Artur, Alison, Adalberto - o trio de zagueiros serviu para demonstrar que este sistema deveria ser utilizado, pois deu mais segurança na defesa e com mais mobilidade ofensiva dada aos laterais que viraram alas. Destaque maior para Adalberto e Alison por serem mais exigidos na partida. nota 6,0.

Pablo - mais ofensivo e com boas jogadas com o atacante Osman, pecou mais uma vez nos cruzamentos, precisa treinar este fundamento. Nota 6,0.

Bryan - muito marcado na ala e teve que sair para o meio campo, mas não foi destaque e cobra muito mal as faltas, não foi destaque hoje. Nota 5,0.

Guerreiro - diferente das outras partidas que era o único volante com qualidade de marcador, jogou praticamente após o meio campo e ajudou a dar a proteção aos zagueiros e manteve seu bom futebol. Nota 6,0.

Tony - sacrificado em outros jogos para ficar marcando lateral, hoje jogou como o armador da equipe e em várias tabelas e lançamentos de média distância fez boas jogadas, pecando apenas nas finalizações. O melhor na criação das jogadas e muito articulador das jogadas. Sua melhor partida no ano. Na minha opinião o melhor em campo. Nota 7,0.

Bastos - muito cobrado pela torcida, hoje deu sangue no jogo, disputando as jogadas com a vontade exigida pelo torcedor e assim como deve ser, foi premiado com um belo gol e sendo um dos destaques da equipe. Jogar mais e falar menos. Apesar do gol não fez mais jogadas brilhantes. Nota 6,0.

Osman - ainda sem ritmo de jogo mas criando boas jogadas no ataque com passes para o Victor e finalizações, porém perdeu um gol "feito" que poderia dar mais tranquilidade. Boa partida. Nota 6,0.

Victor - participou de vários contra golpes, bons dribles mas perdeu três oportunidades de gol e uma delas, não pode ser perdida. Foi participativo e voluntarioso. Nota 5,0.

Matheusinho - entrou apenas nos últimos 20' mas em todas suas participações, bons dribles, arisco e com finalizações e incendiou a defesa adversária e com certeza, em breve será titular. Nota 6,0.

Tiago e Claudinei - os dois jogadores entraram no fim da partida e praticamente não encostaram na bola. Sem nota.

Givanildo - a mudança tática foi pedida pela torcida e demonstrou conhecer menos o elenco que os torcedores que foram desprestigiados e ofendidos pelo técnico. Vitória dos jogadores. Sem nota.

A torcida que foi desrespeitada, deu uma resposta com muitos não comparecendo e na primeira etapa optaram por não apoiar o time com seus cânticos e mostrou que se não forem respeitados, pegam o boné e não apoiarão mais a equipe comandada por Givanildo. Eu de minha parte enquanto o treinador não pedir desculpas, não terá mais o meu apoio. Não desrespeitem os Americanos. SOMOS AMÉRICA!!! Torcida Nota 10!

Cartões amarelos: Artur, Rafael Bastos, Victor Rangel (América).
AMÉRICA
João Ricardo; Pablo, Artur, Alison, Adalberto e Bryan; Leandro Guerreiro (Claudinei), Tony, Rafael Bastos (Tiago Luís) e Osman (Matheusinho); Victor Rangel. Técnico: Givanildo Oliveira.


Público: 1.245 pagantes.Renda: R$  19.835.
Melhores momentos

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/america-mg/noticia/2016/03/givanildo-admite-alivio-com-vitoria-mas-confessa-ainda-estar-pressionado.html#equipe-america-mg

Mais informações,

www.americamineiro.com.br
www.globoesporte.com

#ACREDITAMÉRICA
#TIMEDAFAMÍLIA