sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

ATLETISMO - Aprendendo sobre Atletismo.

Maratona Olimpíadas Rio 2016.


HISTÓRIA DO ATLETISMO

O esporte número 1

A história do Atletismo acompanha o homem desde os tempos dos nossos ancestrais. E sua prática primitiva ajudou na luta pela fuga dos predadores e na busca por alimentos. Para isso era preciso correr, saltar obstáculos e lançar objetos. Precisamente por aprimorar as habilidades básicas de correr, saltar e lançar, o homem garantiu sua história.

Aliás, há indícios da prática do Atletismo há pelo menos cinco mil anos, primeiro no Egito e na China e, logo depois, na Grécia.

Tudo isso explica porque, ao criar as competições esportivas, as primeiras provas realizadas fossem as atléticas. Na primeira Olimpíada registrada, a única prova foi uma corrida de aproximadamente 200 metros, que os gregos chamavam de “stadium”. Isso aconteceu em Olímpia, na Grécia, em 776 AC, e o campeão foi Coroebus, representante da cidade de Élis.

Por uma feliz coincidência, na primeira edição dos Jogos Modernos, em Atenas, capital da Grécia, em 1896, o título inicial foi para um atleta: o norte-americano Jimmy Connolly ganhador da medalha de ouro no salto triplo.
O Atletismo recebeu seu formato moderno no começo do século 19, na Inglaterra. Basicamente, ele engloba as competições em estádio, como as corridas, saltos, lançamentos e provas combinadas. Durante o inverno no hemisfério norte é tradicional a disputa de eventos em ginásio. E há as corridas de rua, no campo (cross country), em montanha, a marcha etc.

Como nos Jogos da Grécia Antiga, o Atletismo permanece como o principal esporte olímpico dos tempos modernos. Tanto que o próprio Comitê Olímpico Internacional estabeleceu – até para efeito de distribuição dos recursos auferidos nos Jogos – que o Atletismo é o único esporte na categoria 1.

A criação da IAAF, sigla em inglês da Associação Internacional das Federações de Atletismo, deu credibilidade às competições. As regras foram escritas e os recordes, homologados.

A importância do Atletismo, chamado de “esporte-base”, é sintetizada por uma frase que circula no meio olímpico: “Os Jogos Olímpicos podem acontecer apenas com o Atletismo. Nunca, sem ele.”

O Atletismo no Brasil

No Brasil, o Atletismo começa nas últimas décadas do século 19. Nos anos 1880, o Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro, anunciava resultados de competições na cidade. Nas três primeiras décadas do século 20, a prática atlética foi consolidada no País. Em 1914, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) filiou-se à IAAF. Em 1924, o País participou pela primeira vez do torneio olímpico, ao mandar uma equipe aos Jogos de Paris, na França. No ano seguinte, em 1925, foi instituído o Campeonato Brasileiro.

Em 1931, a seleção nacional começou a participar dos Campeonatos Sul-Americanos. Em 1932, Clovis Rapozo (oitavo no salto em distância) e Lúcio de Castro (sexto no salto com vara) chegaram às finais nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos estados Unidos. Quatro anos depois, Sylvio de Magalhães Padilha foi o quinto nos 400 m com barreiras nos Jogos de Berlim, na Alemanha.

Em 1952, nos Jogos de Helsinque, na Finlândia, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a medalha de ouro no salto triplo, em 23 de julho, três dias depois de José Telles da Conceição ganhar a de bronze no salto em altura. Eram as primeiras das 14 medalhas olímpicas ganhas pelo Atletismo brasileiro até 2012.

Adhemar foi o primeiro dos grandes triplistas brasileiros, a subir ao pódio olímpico e a estabelecer recordes mundiais na prova. Ele foi bicampeão quatro anos depois, em Melbourne, na Austrália. Depois, Nelson Prudêncio ganhou prata e bronze, e João Carlos de Oliveira, duas de bronze.

Os Jogos Pan-Americanos foram disputados pela primeira vez em Buenos Aires, na Argentina, em 1951. Até a 16ª edição do PAN, realizada em Guadalajara, no México, em 2011, o Atletismo conquistou para o Brasil nada menos que 160 medalhas: 56 de ouro, 45 de prata e 59 de bronze.

O atleta com mais títulos ganhos no PAN é João Carlos de Oliveira, com dois ouros no triplo e dois no salto em distância, nos Jogos do México em 1975 e de Porto Rico, quatro anos depois. Claudinei Quirino é um dos grandes destaques da história dos Jogos, com cinco medalhas conquistadas no total – sendo três de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Claudinei é o único brasileiro a ganhar quatro medalhas em uma mesma edição dos Jogos: em Winnipeg em 1999, no Canadá, quando ganhou ouro nos 200 m e no 4x100 m, prata no 4x400 m e bronze nos 100 m. Em Santo Domingo, em 2003, ganhou ouro no 4x100 m.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) administra o esporte no país. A entidade máxima do atletismo é a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF, na sigla em inglês).

Curiosidade: 

- É comemorado em 9 de outubro o Dia do Atletismo.

Fonte:


                                                Joaquim Cruz - Los Angeles - EUA 1984.


Depois das conquistas de Adhemar Ferreira da Silva, no salto triplo, durante as Olimpíadas de 1952 e 1956, o Brasil sofreu um jejum de quase 30 anos sem medalha de ouro no atletismo. Entretanto, em 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles (EUA), Joaquim Cruz realizou um feito histórico. Na final dos 800 metros, não apenas conseguiu o primeiro lugar, como também quebrou o recorde olímpico, concluindo a prova em 1min e 43 segundos. O mundo era apresentado a um grande atleta, apesar da juventude (o meio-fundista tinha apenas 21 anos), e o Brasil assistia ao vivo, pela primeira vez, um brasileiro vencer uma prova e subir no topo do pódio olímpico.


Provas do Atletismo nas Olimpíadas 

MASCULINO:

Provas de velocidade - Individuais em pista:

- 100 metros
- 200 metros
- 400 metros
- 800 metros
- 1.500 metros
- 5.000 metros
- 10.000 metros
- 110 metros com barreiras
- 400 metros com barreiras
- 3.000 metros com obstáculos

Provas de campo:

- Salto em altura
- Salto com vara
- Salto em distância
- Salto triplo
- Arremesso de peso
- Lançamento de disco
- Lançamento de martelo
- Lançamento de dardo

Provas de revezamento:

- Revezamento 4x100 metros
- Revezamento 4x400 metros

Decatlo:

- Corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.

Maratonas:

Marcha Atlética de 20 quilômetros

Marcha Atlética de 50 quilômetros

FEMININO

Provas de Velocidade - Individuais em pista:

- 100 metros
- 200 metros
- 400 metros
- 800 metros
- 1.500 metros
- 5.000 metros
- 10.000 metros
- 100 metros com barreiras
- 400 metros com barreiras
- 3.000 metros com obstáculos

Heptatlo

- 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.

Provas de revezamento:

- Revezamento 4x100 metros
- Revezamento 4x400 metros

Provas de rua:

- Maratonas

- Marcha Atlética de 20 quilômetros

Provas de campo:

- Salto em altura
- Salto com vara
- Salto em distância
- Salto triplo
- Arremesso de peso
- Lançamento de disco
- Lançamento de martelo
- Lançamento de dardo


      Características da Pista de Atletismo.

Histórico de algumas modalidades:

Prova de 100m rasos

100 metros rasos ou 100 metros é uma modalidade olímpica de corrida de velocidade no atletismo. A mais curta das distâncias disputadas em eventos ao ar livre, é também uma das mais populares modalidades do esporte. Dura por volta de 10 segundos no masculino e 11 segundos no feminino e os respectivos vencedores são geralmente apelidados de homem / mulher mais rápido do mundo.
Disputada numa pista de atletismo padrão de 400 m, ela ocupa uma reta inteira da pista, com uma extensão fora da curva para alcançar a distância exata. Os atletas largam de blocos firmados no chão ao som de um sinal de partida e correm dentro de raias demarcadas na pista. A velocidade máxima dos atletas é geralmente alcançada entre os 50/60 m da distância total.
Os 100 metros rasos foram introduzidos no programa olímpico desde os primeiros Jogos em Atenas 1896 para homens e desde Amsterdã 1928 para mulheres. Os primeiros campeões olímpicos foram, respectivamente, Tom Burke e Betty Robinson, dos Estados Unidos.
O recorde mundial pertence a Usain Bolt, da Jamaica, obtido durante o Campeonato Mundial de Atletismo em Berlim, na Alemanha, em 16 de agosto de 2009, com a marca de 9,58 segundos. Entre as mulheres, ele é de 10,49 segundos e pertence a norte-americana Florence Griffith Joyner, estabelecido em IndianápolisEstados Unidos, em 16 de julho de 1988. Além de recordista mundial, Bolt também é o atual campeão olímpico e mundial; também duas jamaicanas, Elaine Thompson e Shelly-Ann Fraser, são respectivamente campeãs olímpica e mundial.

Jamaicano Usain Bolt, recordista 100m.


Prova de 110m e 100m com barreiras

110 metros com barreiras é uma prova olímpica de atletismo disputada apenas por homens. Seu equivalente feminino são os 100 metros com barreiras. Disputada como competição individual, também integra o decatlo como uma de suas modalidades.
A prova é disputada numa reta onde raias de corrida estão demarcadas. A largada é feita a partir de blocos de partida no chão da pista, como as demais provas de velocidade do programa olímpico. Nos seus 110 metros de extensão são dispostas 10 barreiras; a primeira surge 13,72 m depois da linha de partida, as seguintes têm 9,14 metros de intervalo entre si e depois da última barreira há um percurso livre de 14,02 m até à linha da meta. As barreiras têm 1,067 m de altura cada e são colocadas de modo a que caiam para a frente, caso sejam tocadas pelo corredor. O toque ou mesmo a derrubada de barreiras não é motivo de desqualificação já que, geralmente, afeta de forma negativa o tempo obtido pelo competidor. O atleta pode ser desclassificado caso invada a raia de outro atleta ou tenha um tempo de reação ao sinal de largada inferior a 0.1s, considerado uma largada falsa.
O atual campeão olímpico é o jamaicano Omar McLeod e o recordista mundial é o norte-americano Aries Merritt. Alguns dos grandes nomes na história dela são Alvin Kraenzlein, que criou a técnica moderna de dar passadas sobre a barreira ao invés de simplesmente pulá-la e de dar três passos entre cada uma delas, Roger KingdomAllen Johnson e Renaldo Nehemiah, o primeiro homem a correr a prova em menos de 13s e que nunca pode competir em Jogos Olímpicos por causa do boicote dos Estados Unidos à Moscou 1980, época de sua primazia no esporte.

                                           Prova 110m com barreiras - masculino.

Revezamento 4 x 100m - masculino e feminino

As corridas de revezamento são provas disputadas por grupos, cada um composto por quatro atletas. Cada atleta corre um quarto da prova (4X100m ou 4X400m) e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe, Este bastão, um tubo liso e oco de madeira ou metal, deve ser seguro durante todo o percurso. A troca de corredores deve ocorrer na "área de passagem ", a cada 100 m, no 4X100m, ou a cada 400 metros, no 4X400m, e deve ocorrer em uma área com cerca de 20 metros de comprimento, sendo 10m antes e 10m depois da linha demarcatória. As passagens de bastão fora deste intervalo são motivo de desqualificação.

prova 4X100m é corrida inteiramente em raias.

Os corredores dos percursos 1 e 3, ou seja, os atletas que estiverem na primeira e na terceira posição, correm com o bastão na mão direita; já os que estiverem nos percursos 2 e 4,  com o bastão na mão esquerda.


O atleta que recebe o bastão já deve estar correndo em alta velocidade e deve apanhá-lo de costas. Após passar o bastão, o atleta, deve permanecer na sua raia até que a pista esteja livre.


                                             Revezamento 4 x 100m feminino.

A Jamaica provou mais uma vez que não tem apenas o homem mais rápido do mundo, mas também o quarteto mais veloz do planeta. A equipe capitaneada por Usain Bolt, responsável por fechar a prova, e completada por Nesta Carter, Michael Frater e Yohan Blake venceu o revezamento 4 x 100 m dos Jogos Olímpicos de Londres com o tempo de 36s84, novo recorde mundial e olímpico.

Mais um recorde mundial caiu nas Olimpíadas de Londres. A equipe americana feminina do revezamento 4×100 não só levou o ouro – superando a Jamaica – , como registrou um novo recorde mundial, com 40s82. A marca anterior da prova era de 1985, com 41s37 feita pela Alemanha Oriental. O quarteto americano foi formado por Tianna Madison, Allyson Felix, Bianca Knight e Carmelita Jeter.
                                     Revezamento 4x100m masculino.
Maratona - 42,195 km
Maratona é o nome de uma corrida realizada na distância oficial de 42,195 km, normalmente em ruas e estradas. Única modalidade esportiva que se originou de uma lenda, seu nome foi instituído como uma homenagem à antiga lenda grega do soldado ateniense Fidípides, um mensageiro do exército de Atenas, que teria corrido cerca de 40 km entre o campo de batalha de Maratona até Atenas para anunciar aos cidadãos da cidade a vitória dos exércitos atenienses contra os persas e morreu de exaustão após cumprir a missão.
O queniano Dennis Kimetto, com o tempo de 2:02:57 conquistado na Maratona de Berlim de 2014.
Entre as mulheres, a recordista é a britânica Paula Radcliffe, com o tempo de 2:15:25 na Maratona de Londres de 2003.

                           Maratona 42km - recorde mundial Dennis Kimetto.
Todas as regras oficiais do Atletismo com as provas específicas e competições disputadas, podem ser consultadas pelo site  da Confederação Brasileira de Atletismo, utilizando seguinte link:
Dúvidas ou sugestões, deixe mensagem no espaço reservado.

Atualizado 2020 - Professor Flávio Azevedo - @flavinhoazevedo