sábado, 28 de novembro de 2009

fala do luxemburgo

- Estou chateado porque o Santos não conseguiu avançar. Mas meu projeto não era o Santos, que acabou sendo uma opção em função de me tirarem do Palmeiras. O projeto que eu tinha era o Palmeiras, que podia chegar a ganhar o campeonato - falou o treinador. Vanderlei luxemburgo.

Analisando esta fala então quem ganha é o jogador e não o treinador.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Primeiro treinador negro campeão brasileiro seria A!

Há preconceito contra o negro no futebol brasileiro. Claro que não com a bola nos pés, mas em cargos de comando e gerência. A situação, aliás, reflete o que ocorre no mercado de trabalho, onde vê-se negros em inúmeras funções, mas muito raramente como gestores.
A imprensa esportiva alimenta tal preconceito, mesmo que por pura distração ou falta de preparo. Adoramos chamar jogadores brancos e minimamente instruídos de “diferenciados”, mesmo que eles tenham muito menos coisas interessantes a dizer do que alguns de seus pares.
Semana passada usei este espaço para traçar um pequeno paralelo entre Carlinhos e Andrade, dois ex-jogadores do Flamengo usualmente utilizados como técnicos “interinos” do time da Gávea. Peço licença para falar novamente sobre Andrade.
Se o ex-volante conseguir reverter a atual onda pessimista e conquistar o Brasileirão com o Flamengo, será o primeiro técnico negro a conquistar um título de primeiro escalão no futebol brasuca.
E o pior, podemos contar nos dedos aqueles que lutam na mesma trincheira: Sérgio Soares, do Santo André, e Lula Pereira — ao que parece, atualmente desempregado. Não me recordo de mais nenhum, sinceramente.
Como ocorre constantemente em cenários de preconceito, cria-se um círculo vicioso. Ou seja, ao pendurar as chuteiras, o jogador negro raramente tenta assumir um time. Se Andrade for campeão, ficarei curioso para saber se alguém irá chamá-lo de “diferenciado”.
Este texto faz parte da coluna “País do Futebol”, publicada todas as terças-feiras no Diário de S. Paulo.
Postado por Luiz Augusto Lima