terça-feira, 8 de julho de 2014

COPA 2014: FINAL

TERCEIRO LUGAR

Dia 12 julho - 17:00 - Brasília

Brasil  0  x  3  Holanda
Gols: Van Persie, Blind, Wijnaldum.

Aconteceu o previsto: a equipe holandesa comandada pelo craque Robben goleou sem dificuldades a seleção canarinho. Mesmo após a melancólica derrota para a Alemanha, a seleção brasileira ficou como um retalho com buracos. Mantivemos o que foi feito desde o início da competição, com treinamentos aquém dos feitos por uma equipe que se prepara para disputar na cabeça a possibilidade de vitórias. Os comandantes da comissão técnica ficaram vivendo de suas vitórias no passado e não aproveitaram a grande estrutura disponibilizada pela CBF. Falharam os dirigentes, comissão técnica e jogadores. Parabenizo apenas os torcedores que fizeram tudo que podiam fazer. O nosso passado vitorioso nunca será apagado. Se quisermos continuar no grupo dos melhores do mundo, teremos que sair da inércia em que nos encontramos. Humildade, planejamento e treinamentos nos ajudará a apagarmos o vexame desta Copa 2014. Poderíamos ter ido mais adiante se tivéssemos trabalhado para que isto ocorresse. O momento será de aprendermos com as derrotas.


FINAL

Dia 13 julho - 16:00 - Rio de Janeiro

Alemanha  1  x   0   Argentina
Gol: Gotze.

A finalíssima da Copa teve um jogo bastante equilibrado com duas equipes que reuniam o melhor ataque pela Alemanha e uma das melhores defesas da competição pela Argentina. O jogo foi muito estudado e tivemos poucas finalizações e ocorreu a cautela de ambas seleções que sem muitas tentativas encaminharam o jogo para a prorrogação. O jogador Messi foi muito bem marcado e não conseguiu definir a partida em alguma jogada individual. A Alemanha demostrou coletivamente a importancia do jogo agrupado e como todos jogando pela equipe. No segundo tempo da prorrogação em uma bola alçada na área o jovem jogador Gotze dominou no peito e arrematou firme convertendo  o gol do TETRA Mundial da Alemanha! Venceu o planejamento e o trabalho em grupo. Parabéns aos Alemães!
Os destaques da Copa foram o jovem jogador James Rodriguez (22) da Colômbia, artilheiro da Copa com 06 gols. Individualmente, considero como o melhor, o jogador Robben da Holanda com boas jogadas, assistências e gols. O atacante alemão Klose que tornou-se o maior artilheiro dos mundiais com 16 gols merece destaque. Não concordo com a escolha do jogador Messi como o craque da Copa, Di Maria da Argentina foi mais destaque que o escolhido como melhor. O Treinador Alemão merece destaque por formar um grupo unido dentro e fora de campo, priorizando o trabalho coletivo. O futebol foi justo e deu o título para a melhor equipe.